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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
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Última mensagem por Janayna
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Bons estudos!
por Caeros » Seg Nov 15, 2010 17:40
Me ajudem!
Tentativa para a resposta do item 1:primeiro que se trata de um sistema de coordenadas dado por três retas orientadas
;
Podemos representar os vetores dados por
e
então
e
como indicadas nas operações.
Como são retas orientadas têm origem fixada para o espaço representada pelo vetor nulo (0, 0, 0).
Acho que seria o suficiente para verificar que sim é espaço vetorial ou temos que verificar todas as oito propriedades? Porque se uma delas não der certo então não é espaço vetorial, preciso saber!
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Caeros
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por andrefahl » Ter Nov 16, 2010 00:13
Meu caro, é o seguinte
para verificar se é realmente espaço vetorial vc tem que verificar os oito axiomas,
mas para dizer que não é espaço basta apenas dar um contra exemplo.
esqueça esse negocio de retas orientadas nesse momento,
o que realmente interessa nesses problemas é a soma definida para dois elementos
e a muliplicação por um escalar.
com isso vc verifica os oito axiomas.
a soma sejam u, v pertencentes a
entaum
para qq u ,v pertencente a
ta ai o da soma =D
no caso de vetor nulo nesse problema do
vc tem que
onde
é o vetor nulo. é uma propriedade que 0 vezes o qq elemento eh o vetor nulo.
e nao pq saum retas e passam pela origem.. isso naum seria uma boa justificativa e em outros espaços vc naum
conseguiria mostra isso , por exemplo nos polinomios =)
dai
(lembrando que a multiplicaçao por escalar eh definida no começo, mas aqui é a op usual) ta ai o vetor nulo...
os outros ficam por sua conta =D
att
ps.: no item 3 as op usuais naum saum apenas dos
?
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andrefahl
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por Caeros » Sáb Nov 27, 2010 17:33
Valeu andrefahl!
então fica assim:
2ª
u+0=
+ (0, 0, 0)=
=
= u
3ª
-u=-
=
então u+(-u)=
=(0, 0, 0)
4ª
Se
u+
v
e assim vai...
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por andrefahl » Sáb Nov 27, 2010 18:16
É issae !!!
mas não esqueça, são 8
e a segunda é da associativa da soma
em
é muito facil verificar
isso.
Faz esse que é mais legal e também pode ajudar a ver melhor as propriedades.
Considere
com as operações:
e
ai simplesmente ta escrito que o espaço vetorial é R e esse espaço tem
essas novas operações.
entao vc não teria mas 1 + 1 = 2 vc tem 1 + 1 = 1+ 1+ 2 = 4
=D
o 0 vetor tb é outro =)
tenta faze é bem legalzinho d provar =D
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andrefahl
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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