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[algebra] Equações de 1º grau.

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[algebra] Equações de 1º grau.

Mensagempor TheoFerraz » Seg Out 17, 2011 21:03

Gente, estava explicando equaçoes de 1º grau pra uma moça no chat, e o chat ficou pequeno demais. Vou fazer um breve resumo aqui. Se ficar ruim joguem fora não tem problema =PPP
Eu tive duvidas quanto ao local que eu deveria postar esse "Tutorial" mas acho que aqui é apropriado.

Equações de 1º grau.

-Equações são afirmaçoes matemáticas que dizem que alguma expressão matemática é igual a outra expressão

Exemplos:

\begin{align}
   X = 2 \\ 
   3 \times Y = 100 \\
   X + Y + Z = 4
\end{align}

As equaçoes de primeiro grau são aquelas que contem uma só incógnita. Mas antes de tudo... O que é uma incógnita ?

Uma incógnita é um numero que desconhecemos, mas sabemos algo sobre ele. por exemplo. ALGUM NUMERO menos 10 é igual a 20...
esse numero é o que em equações chamamos de incógnitas, e tudo o que faremos é tentar descobrir que numero é esse!

Para facilitar as coisas, costumamos chamar o "ALGUM NUMERO" de uma letra, por exemplo x, ou t, ou a... em fim

Entao basicamente o que queremos fazer é descobrir esses 'numeros escondidos' mas que estão presentes numa igualdade.
Vejamos essa igualdade pra começar :

x - 2 = 8

Quando olhamos essa igualdade, devemos pensar antes de tudo. Qual numero que quando voce tira 2 nós obtemos 8 ?
é nisso que se baseia o estudo das equações.
Nesse exemplo acima, algumas pessoas já percebem que x é na verdade o numero 10. Pessoas muito acostumadas com as operaçoes matemáticas... mas vejamos alguns métodos pra determinação do numero x.

Digamos que voce pode fazer QUALQUER coisa numa equação, contanto que voce faça dos dois lados a mesma coisa, mantendo a igualdade! Como numa balança em equilibrio! precisamos colocar o mesmo tanto de peso de cada lado para que a mesma continue em equilibrio.

Entao, observe :

x - 2 = 8

nós podemos fazer o que quisermos aqui. mas temos que manter em mente que queremos deixar o numero x sosinho do lado esquerdo da igualdade! entao vejamos. olhando só para o lado esquerdo, o que precisariamos fazer para obter apenas x e não x - 2 ?

simples, só precisamos somar 2! afinal x - 2 + 2 é x.
Fazendo isso de ambos os lados obteremos

x - 2 +2 = 8 + 2

x = 10

Se esse metodo ficou muito dificil pra voce, vamos tentar a mesma coisa só que de um jeito completamente diferente!

digamos que, eu posso "passar o -2 para o outro lado da equação, se eu inverter a sua operação"
Vou explicar melhor.
Qual a operação "inversa" da soma? a subtração!
entao eu posso "passar" o 2 que está subtraindo, para o outro lado, porém somando!

x - 2 = 8

passando o -2 como +2 temos :

x = 8 +2

x = 10

Bom. dai temos 2 metodos pra desvendar o "numero x" sempre que estiver somando alguma coisa ou subtraindo!

Exercicios. Tente fazer essas equações:

x + 2 = 1
x -10 = 4
x - 2 = 0

Legal, agora vamos usar as multiplicações e divisões!

vejamos outro tipo de equação:

3 \times x = 9

essa é outra equação! Qual numero que quando eu multiplico por 3 resulta no numero 9 ?
Novamente, pessoas que estao acostumadas a fazer muita conta diriam rapidamente que x = 3, afinal 3 \times 3 = 9

Mas vamos com calma. Vamos executar aquelas duas tecnicas para obter de verdade o nosso numero X.

a primeira tecnica era a de fazer a mesma coisa dos dois lados da equação! Vamos entao! O que nós podemos fazer para deixar o x sosinho do lado esquerdo ?
Se nós lembrarmos que qualquer numero multiplicado por um dá ele mesmo, já temos uma dica! precisamos "transformar" esse 3 em um numero 1
É só lembrarmos também que qualquer numero dividido por ele mesmo resulta em UM!
Vamos dividir por 3 ?

\frac{3 \times x}{3} = \frac{9}{3}

1 \times x  = \frac{9}{3}

x= \frac{9}{3}

x= 3
Ficou facil ? se nao ficou, vamos tentar aquele outro método. que na verdade é a mesma coisa só que visto de um outro jeito.

Qual a operação "inversa" à multiplicação ?
é a divisão!

Simples então! ao ver uma coisa como essa :

3 \times x = 9

simplesmente "passe o 3 para o outro lado" dividindo!

x = \frac{9}{3}

Exercicios, tente fazer o mesmo com esses :

2 \times x = 10
10 \times x = 10
\frac{x}{4}= 2

Agora por ultimo. vamos misturar todas as operações matemáticas!!! é assim que as coisas acontecem!

2 \times x - 10 = 20

Bom, sempre que toparmos com coisas do tipo, iremos primeiro atacar as somas ou subtrações!

Passando o -10 para o outro lado como +10 ficará

2 \times x  = 20 + 10

2 \times x  = 30

e vamos agora passar o 2 para o outro lado dividindo!

x  = \frac{30}{2}

x  = 15

Bom, ai está. Realmente espero ter ajudado. Se tiver ruim podem jogar fora =P

Grande abraço e bons estudos.
TheoFerraz
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?