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Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Materiais úteis diversos serão referenciados ou digitalizados e compartilhados aqui.
Caso tenha interesse ou necessite estudar algum assunto específico, utilize este espaço para fazer o seu pedido.

Quando um colaborador possuir o material relacionado, ele será postado na seção de conteúdos diversos acima.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Mensagempor Talvane Ramos » Ter Mar 23, 2010 12:01

O valor de K na equação ( k - 1 ) x² - ( k=6 ) x + 7 = 0 ,de modo que a somo de suas raiízes seja 8 , é :
Editado pela última vez por Talvane Ramos em Ter Mar 23, 2010 13:10, em um total de 1 vez.
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Re: Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mar 23, 2010 12:37

Bom dia Talvane. Se a taxa é 1,5 a.m. isso quer dizer que, a cada mês ele sofre um aumento de 50%. Por exemplo, no primeiro mês:

C_1 = 2000 \cdot 1,5

No segundo mês:

C_2 = 2000 \cdot 1,5 \cdot 1,5 = 2000 \cdot 1,5^2

Assim, após n meses, será:

C_n = 2000 \cdot 1,5^n, n \in \aleph

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Mensagempor Talvane Ramos » Ter Mar 23, 2010 12:50

Obrigado pela Ajuda Fantini,mas essa já consgui resolver!!

2,000,00*20*1,5 = 600 reais

1 ano e 8 meses = 20 meses
J=c.i.t

J= Juros
C= Capital
I= Taxa
T = tempo

Obrigado***
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Re: Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Mensagempor Elcioschin » Ter Mar 23, 2010 13:04

15 cm = 0,15 m

A = 640*(0,15)²

A = 640*0,0225

A = 14,4 m²
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Re: Questão da Prova Aprendiz de Marinheiro por favor me ajudem

Mensagempor Molina » Ter Mar 23, 2010 13:40

Bom dia, Talvane Ramos.

Evite criar duas questões num mesmo tópico. Crie um novo sempre quando for necessário. Assim nosso fórum fica mais organizado. E principalmente, não edite a questão que já foi resolvida, por exemplo essa sua dúvida anterior que você editou e agora não faz sentido nenhum as respostas de nossos colegas.

Alguém que poderia ter uma dúvida parecida com a sua agora fica sem saber o que foi colocado.

Seu tópico foi movido para cá.

Qualquer dúvida me procure.

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?