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Regras do Fórum - Leia antes de postar!
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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
FMT0159
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por hugo82 » Qui Nov 17, 2011 09:21
Estou com dificuldades neste problema, alguém me ajuda?
O exercicio é o seguinte:
A pressão manométrica do pneu de um automóvel é de 200 kPa antes de uma viagem, sendo de 220 kPa após um determinado percurso a um local onde a pressão atmosférica é de 90 kPa.
Considerando que o volume do pneu se mantém constante e igual a 0,035 m^3, determine o aumento percentual da temperatura absoluta do ar no pneu. Admita que Rar=0,287 kJ/(kg.K).
Refira as aproximações que efectuar.
Espero que alguém me possa ajudar, pois tenho exame hoje!
Obrigado a quem me ajudar.
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hugo82
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por MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 15:02
Acredito que a resolução seja assim. A pressão atmosférica é 100 kPa, logo a pressão interna do pneu antes da viagem é 300 kPa. A pressão interna após a chegada no local é 310 kPa. Como o volume é constante e não há informações de que moléculas de ar sairam do pneu, podemos admitir que
, e daí
, logo o aumento percentual foi de 3,3%.
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por Neperiano » Qui Nov 17, 2011 16:50
Ola
Você vai tenque usar
v = R . P/T
Onde
v = volume especifíco
R = constante dos gases ideias
P = pressão
T = temperatura
Outra coisa, passe todas as informações para o SI
Para facilitar monte um desenho com as informações antes e depois e aplique na formula
Mostre sua tentativa para vermos como podemos ajudar
Atenciosamente
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por MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 17:03
As unidades parecem não bater. Se você fizer
você terá que
.
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por Neperiano » Qui Nov 17, 2011 17:09
Ola
Porque você na passou pro SI corretamente
Transforme KJ em 1000 kg.((m^2)/s^2)
E atm para 10^5 Nm
Se não me engano é isso, tem uma tabela de conversões na intenet
Mas da sim certo
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por TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 17:12
só o q eu sei é que:
para todo estado dum gás ideal temos:
se isso vale pra todo estado do gás, e resulta numa cte, vamos igualar!
sendo "i" inicial e "f" o estado final.
como o n (que é a quantidade de matéria) e o volume, não mudam, fica
assim como dito inicialmente
entao que dá pra ser daquele jeito dá. eu na verdade nao sabia sobre apresentada na segunda resposta.
att, theo.
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por Neperiano » Qui Nov 17, 2011 17:19
Ola
hugo82, se você tiver gabarito se puder conferir se a 1 resposta está correta
Na verdade o que você escreveu é a mesma coisa que eu, você só isolou o R, e na verdade eu não coloquei o n, que para mim foi dito como m, porque o R aqui neste caso ja ta cortado com o n.
Rar=0,287 kJ/(kg.K).
Cade o Kmol? Ja foi cortado, tem duas maneiras de pegar o R, ele como valor 8,... não lembro mais, que é constante, ou pegar ele para cada tipo de material.
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por hugo82 » Sex Nov 18, 2011 07:32
Infelizmente não tenho a solução do problema, para ajudar.
Obrigado pela colaboração.
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Voltar para Termodinâmica I
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- como resolver este exercicios
por leosoares » Qui Set 09, 2010 12:29
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Ter Ago 20, 2013 11:55
Pedidos
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- COMO RESOLVER ESTE EXERCICIOS
por LEANDRO HENRIQUE » Dom Ago 18, 2013 17:38
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Dom Ago 18, 2013 17:38
Polinômios
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- Tenho duvidas de como resolver este exercício!!!!
por Sarah_bernadeth » Sex Mar 28, 2008 18:47
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Sex Mar 28, 2008 20:02
Álgebra Elementar
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por Rafael2829 » Qua Jan 02, 2013 01:03
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Qua Jan 02, 2013 15:23
Aritmética
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- Tenho dúvidas de como resolver este exercício de conjuntos
por Thiago Sousa » Ter Mai 06, 2008 17:11
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- Última mensagem por Thiago Sousa
Ter Mai 06, 2008 19:25
Conjuntos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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