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[Termodinâmica] como resolver este problema?

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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

[Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor hugo82 » Qui Nov 17, 2011 09:21

Estou com dificuldades neste problema, alguém me ajuda?
O exercicio é o seguinte:
A pressão manométrica do pneu de um automóvel é de 200 kPa antes de uma viagem, sendo de 220 kPa após um determinado percurso a um local onde a pressão atmosférica é de 90 kPa.
Considerando que o volume do pneu se mantém constante e igual a 0,035 m^3, determine o aumento percentual da temperatura absoluta do ar no pneu. Admita que Rar=0,287 kJ/(kg.K).
Refira as aproximações que efectuar.

Espero que alguém me possa ajudar, pois tenho exame hoje!
Obrigado a quem me ajudar.
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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 15:02

Acredito que a resolução seja assim. A pressão atmosférica é 100 kPa, logo a pressão interna do pneu antes da viagem é 300 kPa. A pressão interna após a chegada no local é 310 kPa. Como o volume é constante e não há informações de que moléculas de ar sairam do pneu, podemos admitir que \frac{P_1}{T_1} = \frac{P_2}{T_2}, e daí \frac{T_2}{T_1} = \frac{P_2}{P_1} = \frac{310}{300} \approx 1,033, logo o aumento percentual foi de 3,3%.
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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor Neperiano » Qui Nov 17, 2011 16:50

Ola

Você vai tenque usar

v = R . P/T

Onde
v = volume especifíco
R = constante dos gases ideias
P = pressão
T = temperatura

Outra coisa, passe todas as informações para o SI

Para facilitar monte um desenho com as informações antes e depois e aplique na formula

Mostre sua tentativa para vermos como podemos ajudar

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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 17, 2011 17:03

As unidades parecem não bater. Se você fizer V = R \cdot \frac{P}{T} você terá que [V] = \frac{kJ \cdot atm}{kg \cdot K^2}.
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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor Neperiano » Qui Nov 17, 2011 17:09

Ola

Porque você na passou pro SI corretamente

Transforme KJ em 1000 kg.((m^2)/s^2)

E atm para 10^5 Nm

Se não me engano é isso, tem uma tabela de conversões na intenet

Mas da sim certo

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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor TheoFerraz » Qui Nov 17, 2011 17:12

só o q eu sei é que:

para todo estado dum gás ideal temos:

\frac{P \times V}{n \times T} = {R}_{cte}

se isso vale pra todo estado do gás, e resulta numa cte, vamos igualar!

\frac{{P}_{i} \times {V}_{i}}{{n}_{i} \times {T}_{i}} = {R}_{cte} = \frac{{P}_{f} \times {V}_{f}}{{n}_{f} \times {T}_{f}}

sendo "i" inicial e "f" o estado final.

como o n (que é a quantidade de matéria) e o volume, não mudam, fica

\frac{{P}_{i}}{ {T}_{i}} = \frac{{P}_{f} }{{T}_{f}}

assim como dito inicialmente

entao que dá pra ser daquele jeito dá. eu na verdade nao sabia sobre apresentada na segunda resposta.

att, theo.
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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor Neperiano » Qui Nov 17, 2011 17:19

Ola

hugo82, se você tiver gabarito se puder conferir se a 1 resposta está correta

Na verdade o que você escreveu é a mesma coisa que eu, você só isolou o R, e na verdade eu não coloquei o n, que para mim foi dito como m, porque o R aqui neste caso ja ta cortado com o n.

Rar=0,287 kJ/(kg.K).

Cade o Kmol? Ja foi cortado, tem duas maneiras de pegar o R, ele como valor 8,... não lembro mais, que é constante, ou pegar ele para cada tipo de material.

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Re: [Termodinâmica] como resolver este problema?

Mensagempor hugo82 » Sex Nov 18, 2011 07:32

Infelizmente não tenho a solução do problema, para ajudar.
Obrigado pela colaboração.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?



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