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Probabilidades

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Probabilidades

Mensagempor joaofonseca » Ter Abr 10, 2012 18:35

Num saco existem n bolas numeradas. Metade têm um número negativo e a outra metade têm um número positivo.
Retiram-se ao acaso duas bolas sem reposição.
Sejam dois acontecimentos:
A-"o produto dos dois números é positivo"
B-"o produto dos dois números é negativo"

Qual dos acontecimentos tem maior probabilidade de se verificar?
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Re: Probabilidades

Mensagempor fraol » Ter Abr 10, 2012 20:28

Veja se você concorda com o raciocínio a seguir:

As probabilidades, caso a caso, são:

Pos = Neg e Neg => \frac{n}{2n} . \frac{n-2}{2n} = \frac{n^2 - 2n}{4n^2}

Pos = Pos e Pos => \frac{n}{2n} . \frac{n-2}{2n} = \frac{n^2 - 2n}{4n^2}

Neg = Neg e Pos => \frac{n}{2n} . \frac{n}{2n} = \frac{1}{4}

Neg = Pos e Neg => \frac{n}{2n} . \frac{n}{2n} = \frac{1}{4}

Positivo: A soma dos primeiros 2 casos é a soma de duas parcelas menores que 1/4 que é menor que 50%.

Negativo: A soma dos últimos 2 casos é igual a 50%. Assim o evento B tem maior probabilidade de ocorrer.

Ok?

.
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Re: Probabilidades

Mensagempor joaofonseca » Qua Abr 11, 2012 05:58

A minha abordagem foi:

Casos possíveis: n(n-1), pois a cada uma das n bolas pode-se associar uma das restantes.

Acontecimento A:

Casos favoráveis:

Pos x Pos: \frac{n}{2} \cdot (\frac{n}{2}-1)

Neg x Neg: \frac{n}{2} \cdot (\frac{n}{2}-1)

Logo:

2 \cdot \left[\frac{n}{2} \cdot (\frac{n}{2}-1)\right]=n \cdot (\frac{n}{2}-1)=\frac{n^2}{2}-n=\frac{n^2-2n}{2}

A probabilidade é:

\frac{n^2-2n}{2}\cdot \frac{1}{n(n-1)}=\frac{n(n-2)}{2n(n-1)}=\frac{n-2}{2n-2}


Para o acontecimento B:

Casos favoráveis:
\frac{n}{2} \cdot \frac{n}{2}=\frac{n^2}{4}

A probabilidade é:

\frac{n^2}{4} \cdot \frac{1}{n(n-1)}=\frac{n}{4n-4}

Calculando o limite quando x \to +\infty de ambas expressões cheguei a \frac{1}{2} para o acontecimento A e \frac{1}{4} para o acontecimento B.

Algo deve estar errado no meu raciocínio.
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Re: Probabilidades

Mensagempor fraol » Qua Abr 11, 2012 11:24

Bom dia João,

O meu raciocínio tem um furo ( no total de casos considerados ).
Mais tarde vou revisar e posto a correção.
Também vou analisar a sua resposta.

Grato.
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Re: Probabilidades

Mensagempor fraol » Qua Abr 11, 2012 14:42

João,

Ao considerar corretamente o total de casos na retirada da segunda bola, as minhas contas ficam iguais às suas, exceto, no caso B, em:

joaofonseca escreveu:\frac{n^2}{4} \cdot \frac{1}{n(n-1)}=\frac{n}{4n-4}


Nesse caso, ao meu ver, é necessário considerar a situação NEG e POS e a POS e NEG, logo devemos multiplicar por 2 o seu resultado que ficaria:

\frac{n}{2n-2}

Assim ficamos com:

A = \frac{n-2}{2n-2}

B = \frac{n}{2n-2}

O que dá B > A; pois B > A, se B - A é um número positivo.

(João, o seu desenvolvimento da solução é bastante didático, muito bom.)

.
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Re: Probabilidades

Mensagempor joaofonseca » Qua Abr 11, 2012 17:06

Realmente é coenrente que a ordem conte na contabilização dos casos favoráveis ao acontecimento B, já que a contabilização dos casos possíveis também levou em conta a ordem.
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Re: Probabilidades

Mensagempor fraol » Qua Abr 11, 2012 17:20

joaofonseca escreveu:Realmente é coenrente que a ordem conte na contabilização dos casos favoráveis ao acontecimento B, já que a contabilização dos casos possíveis também levou em conta a ordem.


Sim.
Também é coerente que as probabilidades sejam em função de n já que o exercício é genérico.
Também faz sentido a probabilidade de ocorrer um número negativo ser maior pois, quando retiramos a 1a. bola com um sinal restarão no saco mais bolas com o sinal oposto, (\frac{n}{2}), do que com o mesmo sinal da 1a. bola (\frac{n}{2}-1).
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.