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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por admin » Sex Jul 20, 2007 15:16
Um lenhador remava regularmente num tranqüilo lago; súbito um peixe irrompeu à superfície bem à sua frente. Ele contou doze remadas até que sua canoa cruzasse pela primeira vez o círculo de ondulações que o peixe formara, e depois mais doze até sair das ondulações do outro lado do círculo. Algum tempo depois, ele se deu o trabalho de calcular a que distância dele (a quantas remadas) o peixe estivera no momento em que pulou, mas isso lhe foi muito difícil. Você conseguiria resolver o problema?
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admin
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por fbiochagas » Dom Abr 13, 2008 10:53
Fábio Sousa!
Você poderia mandar a resposta deste desáfio ao meu e-mail?
fbiochagas@yahoo.com.brAguardo a tua resposta.
Abraço
Fábio Chagas
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fbiochagas
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por admin » Dom Abr 13, 2008 18:17
Olá, Fábio Chagas!
Considero que a dificuldade deste exercício está em dois aspectos: a abstração para representá-lo geometricamente e a escolha de um cálculo que leve à resolução.
Outros comentários sobre a interpretação do enunciado:
A unidade de "distância" adotada é a "remada".
E a informação de que o lenhador "remava regularmente" significa então que a velocidade é constante. Neste caso, vale ressaltar que a velocidade é a variação das remadas no tempo.
E este trecho: "um peixe irrompeu à superfície bem à sua frente", em outras palavras, significa que o ponto do peixe está alinhado com o trajeto do lenhador.
E este outro: "tranqüilo lago", transmite a idéia de que a propagação das ondulações também é constante.
Pois bem, após estas considerações, o primeiro passo então é fazer uma representação geométrica, por exemplo, eu fiz esta:

- desafio_lenhador.jpg (21.23 KiB) Exibido 3206 vezes
O lenhador vai no sentido AC.
Sendo que o ponto A representa a posição do lenhador no exato momento inicial de formação das ondulações.
Conforme o enunciado, o ponto O é a posição de encontro com o primeiro círculo c1 formado.
E o ponto C é a posição de saída do círculo correspondente c2.
O raio do círculo c1 é r.
A medida da distância BC assinalada como 12-2r é proveniente da diferença OC-OB (OC menos o diâmetro de c1).
Citei inicialmente a escolha do cálculo como dificuldade pois, unindo alguns pontos das intersecções das circunferências com o eixo x, podemos criar vários triângulos, alguns triângulos retângulos inclusive. Então, é natural buscarmos uma resolução geométrica, por exemplo, com semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras etc.
Mas, é fato que o enunciado estabelece uma relação entre as remadas e a propagação das ondas.
Sendo assim, buscando simplificar, relacionei as remadas com o raio de c1, através de uma regra de três.
A idéia:

Em palavras, esta regra de três representa o seguinte:
O lenhador percorre AO, proporcionalmente à propagação PB. Asim como percorre OC, proporcionalmente à propagação BC.
A conta:






E como procuramos a distância AP, temos:



remadas
Qualquer comentário será bem-vindo!
Até mais.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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