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Matemática Discreta - UFF

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Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Matemática Discreta - UFF

Mensagempor alex_08 » Dom Fev 24, 2013 11:49

1. O carro de Katia não pegava e ela chamou um mecânico para conserta-lo. Apos examinar o
carro, ele disse para ela:
o carro não pega, pois: a junta do cabecote esta vazando e ha agua no cilindro
Como ela não achou que o mecânico fez um exame cuidadoso, ela decidiu chamar um outro
mecânico que, apos examinar o carro, disse para ela:
quando ha agua no cilindro, o carro não pega; se a junta do cabecote esta vazando
De posse destas duas informacões, ela comecou a se perguntar: sera que eles disseram a
mesma coisa?
Reescreva os enunciados usando conectivos logicos e determine se os mecânicos disseram a
mesma coisa ou não.

2. Depois de pensar no que os mecânicos disseram, Katia resolveu chamar um deles para consertar
o carro. Mas, infelizmente, nenhum dos dois estava mais disponvel. Assim, ela resolveu
chamar um terceiro mecânico, que deu uma primeira olhada no carro e disse para ela a
negacão do que o primeiro mecânico disse. Apos uma outra examinada, ele tambem negou
o que o segundo mecânico tinha dito.
O que este terceiro mecânico disse para Katia ?

(a) na primeira fala?
(b) na segunda fala?
(c) Ele foi repetitivo?

3. Como apos varias tentativas de ligar o carro, o carro não pegou, Katia se convenceu que este
terceiro mecânico não era um pro ssional quali cado. Assim, resolveu chamar o socorro e
rebocar o carro para uma o cina autorizada. Chegando la, um mec^anico examinou o carro
e disse para Katia:

E1 : o carro não pega, pois o defeito e na rosqueta da partida
E2 : o carro pega, quando o defeito e na rebimboca da parafuseta
E3 : o defeito e na rosqueta da partida
E4 : o defeito n~ao e na rebimboca da parafuseta ou eu não entendo de carros

(a) Baseada nos enunciados E1 e E2, Katia concluiu que:
como o defeito e na rosqueta de partida, ele não e na rebimboca da parafuseta
Reescreva os dois primeiros enunciados e a conclusão de Katia usando conectivos logicos
e determine se a conclusão de Katia esta correta ou não.

(b) Tomando os enunciados E1, E2, E3 e E4 como premissas, Katia concluiu que o mec^anico
da o cina autorizada entende de carros e, nalmente, deixou o carro la para ser consertado.
Determine se a conclusão de Katia esta correta ou não.

Alguém pode me ajudar com essa questão?

desde já sou grato.
alex_08
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?