-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480312 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 540422 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 504289 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 729946 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2167564 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por admin » Sex Jul 20, 2007 15:03
Numa festinha de aniversário havia uma caixa de bombons para as crianças. Cada uma pegou 2 bombons e sobraram 5 na caixa. Se cada criança tivesse pego 3 bombons, uma ficaria sem. Pergunto: Quantas crianças havia na festa e quantos bombons havia na caixa?
-
admin
- Colaborador Administrador - Professor
-
- Mensagens: 886
- Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
- Andamento: formado
por heroncius » Qui Set 06, 2007 21:16
n° de crianças é 7 e o total de bombons,19...tah correto?!
-
heroncius
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Jul 31, 2007 11:22
por admin » Sex Set 07, 2007 05:45
heroncius escreveu:n° de crianças é 7 e o total de bombons,19...tah correto?!
Olá
heroncius!
Não dizendo diretamente, porque isso seria menos importante, vou representar o enunciado através de um sistema de equações, ok? Assim, você verifica sua resposta.
Vou nomear as variáveis:
B: número de bombons
C: número de crianças
Cada uma pegou 2 bombons e sobraram 5 na caixa.
Deste trecho, temos que:
Se cada criança tivesse pego 3 bombons, uma ficaria sem.
E deste:
Então, temos um sistema com duas equações e duas incógnitas:
Depois que você encontrar os valores, pode testá-los no próprio enunciado.
Inclusive, também pode fazer isso com estes que você já havia encontrado.
-
admin
- Colaborador Administrador - Professor
-
- Mensagens: 886
- Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
- Andamento: formado
por heroncius » Sex Set 07, 2007 11:38
valeu pelo esclercimento Fábio,
abraço!!!
-
heroncius
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Jul 31, 2007 11:22
por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:02
Fiz de cabeça mesmo, chutando valores aproximados... acho que tá certo...!
Primeiro eu pensei no número 10 para as crianças e não deu certo.
Depois pensei no 7 e cheguei quase lá.
Então cheguei no número 6. Com base nele pude chegar ao número 17 de bombons.
Eis a minha teoria:
Se 6 crianças pegam 2 bombons cada e ainda sobram 5, significa que haviam 17 bombons na caixa.
Se essas mesmas 6 crianças comessem 3 bombons cada, daria um total de 18 bombons, ou seja, uma criança ficaria sem.
Sendo assim, haviam
6 crianças e
17 bombons na caixa.
Acertei?
-
Kiraxx
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Jun 19, 2008 01:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Adm. - Comércio Exterior
- Andamento: cursando
por admin » Qui Jun 19, 2008 02:26
Olá, boas-vindas!
Vale ressaltar que o método de tentativas e erros é, em geral, ineficiente.
De qualquer forma, os valores não estão corretos.
Percebo que você está mal interpretando o trecho "uma ficaria sem".
Uma criança ficar sem bombom é diferente de faltar um bombom!
Sugiro não ignorar o sistema linear.
Para "chutes" não teríamos argumentos matemáticos justificativos, bem como a discussão seria desnecessária.
Até mais!
-
admin
- Colaborador Administrador - Professor
-
- Mensagens: 886
- Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
- Andamento: formado
por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:29
Sendo assim, a primeira resposta dada ao problema está certa né!
Interpretei mal mesmo, rsrs...
Mas tá tranquilo, só queria me divertir um pouco...
Obrigado pela atenção!
-
Kiraxx
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Jun 19, 2008 01:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Adm. - Comércio Exterior
- Andamento: cursando
por admin » Qui Jun 19, 2008 02:36
Olá, tudo bem, compreendo.
Aquela resposta também não está correta.
Repare que também falha na segunda parte do enunciado, faltariam 2 bombons, o que é diferente de "uma criança ficaria sem".
Se "uma ficaria sem", cada uma pegando 3, é necessário que faltem 3.
-
admin
- Colaborador Administrador - Professor
-
- Mensagens: 886
- Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
- Andamento: formado
por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:39
Cara, eu tinha feito as equações e o sistema que você montou de cabeça, e tinha dado 8. Mas eu não quis acreditar no resultado.
Olhando bem é exatamente isso né.
Tá certo... interessante como a nossa mente nos engana de vez em quando...!
-
Kiraxx
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Jun 19, 2008 01:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Adm. - Comércio Exterior
- Andamento: cursando
por admin » Qui Jun 19, 2008 02:43
Isso Kiraxx, havia 8 crianças e 21 bombons.
Bons estudos!
-
admin
- Colaborador Administrador - Professor
-
- Mensagens: 886
- Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
- Andamento: formado
Voltar para Desafios Fáceis
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.