-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480781 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 542767 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 506520 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 736270 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2183630 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por taty » Ter Mai 25, 2010 11:54
Estou estudando para o concurso do ibge e nao consegui resolver esse problema:
Um comerciante compra 310 toneladas de minerio a R$45,00 a tonelada. Vende um quinto com lucro de 25%: dois quintos com lucro de 15% e o resto com lucro de 10%.quanto recebe ao todo e qual o seu lucro?
O que fiz foi:
310t . 45,00= 13.950,00 este seria o valor total das toneladas.
depois 310 : 5= 62t valor de 1/5
62 . 2 =124t valor de 2/5
62 . 3 = 186t valor de 3/5
utilizei a regra de tres :
45,00 _ 62 t / 124 t/ 186 t
x _ 310 t
Encontrei:225,00/ 112,00 /75,00 respectivamente.
Depois do valor total das 310 toneladas tirei as porcentagens de 25, 15 e 10 %, encontrei :
3712,50 /2205,00/ 5655,00.
somei aos valores de suas toneladas e somei novamente tudo pra achar o lucro.
a soma deu 11572,50. Parei por ai pois as respostas são ; R$ 16.042,50 e R$ 2.092,50.
Ainda nao entendo. Me ajuda de novo.
Obrigada.
-
taty
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Mai 20, 2010 19:25
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por paulodiego » Ter Mai 25, 2010 14:12
as emissões de gases poluentes em uma dada região são devidas a industrias, automoveis e queimadas, em porcentagens proporcionais a 20, 12e 18. caso haja uma redução de 25% da emissão atribuida aos automoveis, graças a inovações tecnologicas, a porcenagem da emissão de gases poluentes atribuida a industrias e queimadas passa a ser:
A) 25%
B) 88%
C) 50%
D) 82%
E) 18%
A resposta é 82%, mas nao consegui uma formula para encontrar o resultado.
alguem sabe?
-
paulodiego
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Seg Mai 24, 2010 11:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: administração
- Andamento: cursando
por karla_paula » Dom Jun 13, 2010 15:27
pelo que entendi paulo a questao pode ser resolvida assim:
industria =20 20+12+18=50 50 representa 100%
automóvel =12
queimadas =18
20 representa 40% se teve queda na emissao atribuida aos automóveis de 25% entao: 25% .12= 3% que na verdade dobra para 6%
12 representa 24% => 24% - 6% = 18 100%- 18%= 82%
18representa 36%
-
karla_paula
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sáb Jun 12, 2010 08:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em matematica
- Andamento: formado
por karla_paula » Dom Jun 13, 2010 15:46
310 t .45,00 = 13950,00
62t .45,00 =2790 25% de 2790,00 =697,5 => 2790,00+697,5 =3487,50 (um quinto com lucro de 25%) lucro= 697,5
124t.45,00= 5580,00 15% de 5580,00 = 837,00 => 5580,00+ 837,00 = 6417,00 (dois quintos a 15%) lucro= 837,00
124t. 45,00= 5580 10% de 5580,00= 558,00 => 5580,00+558,00= 6138,00 (o restante, ou seja, quintos) lucro= 558,00
vai receber um total de 16.042,50 o lucro total = 2.092,50
-
karla_paula
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sáb Jun 12, 2010 08:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em matematica
- Andamento: formado
Voltar para Desafios Fáceis
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- urgente porcentagem
por taty » Qui Mai 20, 2010 20:02
- 3 Respostas
- 4286 Exibições
- Última mensagem por Augusto Evaristo
Sex Out 15, 2010 18:38
Desafios Fáceis
-
- URGENTE! Questão de Porcentagem, AJUDA!!
por elisamaria » Qui Mar 12, 2015 16:24
- 0 Respostas
- 2564 Exibições
- Última mensagem por elisamaria
Qui Mar 12, 2015 16:24
Matemática Financeira
-
- [Porcentagem] Fração mista e porcentagem
por Mayra Luna » Ter Fev 26, 2013 20:58
- 2 Respostas
- 4108 Exibições
- Última mensagem por Mayra Luna
Ter Fev 26, 2013 23:41
Álgebra Elementar
-
- Porcentagem - Porcentagem com minutos
por marcorrer » Qua Abr 04, 2012 13:52
- 6 Respostas
- 7207 Exibições
- Última mensagem por marcorrer
Seg Abr 09, 2012 16:25
Álgebra Elementar
-
- Porcentagem
por Danilo Dias Vilela » Qui Set 10, 2009 22:31
- 1 Respostas
- 3395 Exibições
- Última mensagem por Molina
Sex Set 11, 2009 14:22
Matemática Financeira
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.