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urgente porcentagem

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urgente porcentagem

Mensagempor taty » Qui Mai 20, 2010 20:02

Estou estudando para o concurso do ibge e nao consegui resolver esse problema:
Um comerciante compra 310 toneladas de minerio a R$45,00 a tonelada. Vende um quinto com lucro de 25%: dois quintos com lucro de 15% e o resto com lucro de 10%.quanto recebe ao todo e qual o seu lucro?
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Re: urgente porcentagem

Mensagempor Neperiano » Sex Mai 21, 2010 09:43

Ola

divida 310 por 5, voce tera o valor de 1/5, depois peque 45 reais e faça 25%, tera o valor do lucro, depois peque o valor de 2 quintos, e utilize 15% e 3/5 use 10%, seu lucro vai ser a soma de todas as porcentagens, e o que ele vai receber vai ser a soma do lucro com o custo de cada um no caso 310 no total

Qualquer duvida

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Re: urgente porcentagem

Mensagempor taty » Sáb Mai 22, 2010 00:04

O que fiz foi:
310t . 45,00= 13.950,00 este seria o valor total das toneladas.
depois 310 : 5= 62t valor de 1/5
62 . 2 =124t valor de 2/5
62 . 3 = 186t valor de 3/5
utilizei a regra de tres :
45,00 _ 62 t / 124 t/ 186 t
x _ 310 t

Encontrei:225,00/ 112,00 /75,00 respectivamente.
Depois do valor total das 310 toneladas tirei as porcentagens de 25, 15 e 10 %, encontrei :
3712,50 /2205,00/ 5655,00.
somei aos valores de suas toneladas e somei novamente tudo pra achar o lucro.
a soma deu 11572,50. Parei por ai pois as respostas são ; R$ 16.042,50 e R$ 2.092,50.
Ainda nao entendo. Me ajuda de novo.
Obrigada.
taty
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Re: urgente porcentagem

Mensagempor Augusto Evaristo » Sex Out 15, 2010 18:38

Cara Taty,

Você está errando em um detalhe comum a qualquer nível de solução de questões de matemática. A ATENÇÃO.

Observe que a questão já está quase resolvido pelo processo que você demonstrou, no entanto o erro está em uma das frações. Vejamos:

A quantidade total (310 Toneladas) é um inteiro, ou seja, 1, que é igual a 5/5, correto?

Continuando. Temos as partes vendidas como sendo 1/5, 2/5, e o restante. Ora, o restante jamais poderia ser 3/5,
pois 1/5 + 2/5 + 3/5(o restante), jamais seria um inteiro (1 ou 5/5), e sim 6/5. Na verdade, o restante seria 2/5 também.

Resolvendo:

(1/5 * 0,25 + 2/5 * 0,15 + 2/5 * 0,10)*310*45 = 2.092,50 (o lucro)

310*45 = 13950,00, 13950,00 + 2092,50 = 16.042,50

Caso ainda haja dúvida, é só perguntar!

Boa sorte.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?