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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por Liliani » Sex Fev 26, 2010 09:48
A quantia de 990,00 vai ser repartida entre Ari, Bene e Carlos. Ari deve receber 32,00 a menos que Bene, e Bene deve receber 2/3 do q Carlos receber. Como deve ser feita essa divisao? (tento montar o problema mas nao consigo. Resp: A: 260,00 / B: 292,00 / C: 438,00)
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Liliani
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por Molina » Sex Fev 26, 2010 12:44
Bom dia.
Comece montando o problema com o que o enunciado nos fornece. Assim:
Ari deve receber 32,00 a menos que BeneBene deve receber 2/3 do q Carlos receberNote que ficamos com B nas duas equações. Substitua os valores a cima na outra informação do enunciado:
A quantia de 990,00 vai ser repartida entre Ari, Bene e CarlosFazendo as substituições iremos ficar apenas com B nesta equação e encontraremos tal valor. Depois é só substituir o valor de B nas outras equações, achando A e C.
Qualquer dúvida, informe. Bom estudo!
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por DanielFerreira » Seg Mar 15, 2010 13:03
A quantia de 990,00 vai ser repartida entre Ari, Bene e Carlos. Ari deve receber 32,00 a menos que Bene, e Bene deve receber 2/3 do q Carlos receber. Como deve ser feita essa divisao? (tento montar o problema mas nao consigo. Resp: A: 260,00 / B: 292,00 / C: 438,00)
A + B + C = 990
A = B - 32
B = 2C/3 ===========> 2C = 3B ============> C = 3B/2
(B - 32) + B + 3B/2 = 990
B + B + 3B/2 = 990 + 32
2B + 3B/2 = 1022
4B + 3B = 1022 * 2
7B = 2044
B = R$ 292,00A = 292 - 32
A = R$ 260,00C = 3/2 * 292
C = 3 * 146
C = R$ 438,00
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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DanielFerreira
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Desafios Fáceis
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por leandro moraes » Sex Jul 02, 2010 15:51
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Sex Jul 02, 2010 19:59
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por 380625 » Sáb Jun 02, 2012 16:42
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Sáb Jun 02, 2012 17:52
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por Dalila » Sex Nov 14, 2008 16:58
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- Última mensagem por admin
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Progressões
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por Fulgore » Qui Mai 28, 2009 02:13
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Sáb Set 17, 2011 12:17
Álgebra Elementar
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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