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Moedas

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Mensagempor admin » Sex Jul 20, 2007 15:08

As moedas de 5 e 10 centavos estão encostadas. Você deve mover a moeda de 5 centavos, movendo somente a de 1 centavo.

Regras:
-Não é permitido qualquer outro material, apenas as moedas e as mãos;
-A moeda de 10 centavos não pode ser movida;
-A moeda de 1 centavo (que pode ser movida) não pode tocar a moeda de 5 centavos (que queremos mover).
Em outra palavras, o problema pede para mover a moeda de 5 centavos, sem tocá-la;
-Podemos tocar qualquer moeda, mas mover com as mãos apenas a de 1 centavo;
-Repetindo: a moeda de 5 centavos tem que ser movida sem que nada mais a toque.


moedas.jpg
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Re: Moedas

Mensagempor Marga » Sáb Mai 03, 2008 15:26

Olha!!! acho que é empurrando a de um até mover de 5.
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Re: Moedas

Mensagempor admin » Sáb Mai 03, 2008 16:05

É este o problema, mas como?
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Re: Moedas

Mensagempor Marga » Sáb Mai 03, 2008 17:00

Com um imã?
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Re: Moedas

Mensagempor admin » Sáb Mai 03, 2008 17:23

Não pode utilizar qualquer outro material, apenas as mãos, movendo somente a de 1 centavo.
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Re: Moedas

Mensagempor Neperiano » Seg Out 06, 2008 16:35

Eu acho que não entendi a questão direito, pq eh muito obvio.

Empurra a de 1 centavo na de 5 centavos.

Deve estar errado, espero a confirmação.

Abraços.
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Re: Moedas

Mensagempor admin » Ter Out 14, 2008 15:42

Olá Maligno!
Editei a mensagem original esclarecendo melhor as regras do desafio.

Abraços!
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Re: Moedas

Mensagempor Sandra Piedade » Qua Out 15, 2008 07:31

Tenho duas hipóteses (mas o mais provável é não ser nenhuma das duas...):

A primeira:
Mover a moeda de 1 centavo fazendo simetria em relação ao centro da moeda de 10 centavos.
Rodar toda a imagem 180º.
No final parece que a moeda de 5 centavos saiu de baixo da moeda de 10 centavos e passou a estar em cima.

A segunda:
Com a moeda de 1 centavo mudar a moeda de 10 centavos de posição sem mover a de 5... Assim a moeda de 5 centavos mudou de posição relativamente à de 10...
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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Re: Moedas

Mensagempor admin » Qua Out 15, 2008 13:40

Olá Sandra!

Comentando a 1ª, podemos resolver de forma concreta, independentemente da posição do observador, e a moeda de 5 centavos realmente sofrerá deslocamento em relação à sua própria posição inicial.

Sobre a 2ª, podemos mover somente a moeda de 1 centavo (e é claro, a de 5 centavos será movida na resolução, conforme as regras). Ou seja, não podemos mover a moeda de 10 centavos, ela continuará fixa.



Eu vi esta brincadeira por acaso há alguns anos com um grupo de pessoas no chão de um colégio...
Achei curioso porque para alguns a resolução é imediata. Já outros acham "impossível".
Acreditem, é simples. Coloquem as moedas na mesa! :)

Até mais!
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Re: Moedas

Mensagempor Neperiano » Qua Out 15, 2008 21:24

Ola

Eu acredito que se vc pegar a moeda de 1 centavo e empurrar contra a de dez centavos, e colocar o dedo emcima da dez, de acordo com a fisica o corpo b, no caso 5 centavos deve se mcehr, mesmo que o deslocamento seja muio pouco.

Então, esta correto, ou não?

Abraços
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Re: Moedas

Mensagempor Molina » Qui Out 16, 2008 00:40

Maligno escreveu:Ola

Eu acredito que se vc pegar a moeda de 1 centavo e empurrar contra a de dez centavos, e colocar o dedo emcima da dez, de acordo com a fisica o corpo b, no caso 5 centavos deve se mcehr, mesmo que o deslocamento seja muio pouco.

Então, esta correto, ou não?

Abraços


É isso mesmo Maligno.
As moedas funcionam de forma parecida com aqueles objetos de decoração que tem normalmente em escritórios. Procurei na internet e descobri que o nome daquilo é Pêndulo de Newton.

Por fotos todos vão saber do que se trata:
Imagem

Aqui explica bem:
Imagem

Até mais! ;)
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Re: Moedas

Mensagempor Sandra Piedade » Qui Out 16, 2008 07:53

LoooL! Muito giro!
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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Re: Moedas

Mensagempor admin » Sex Out 17, 2008 05:39

Ótima comparação Molina!

Maligno, faça um teste e verá como a moeda de 5 vai longe... :-D

Abraços!
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Re: Moedas

Mensagempor Neperiano » Qua Out 29, 2008 20:59

Ola

Realmente a moeda de 5 centavos anda.

Abraços
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?