• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Prove que a bola está no saco

Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Prove que a bola está no saco

Mensagempor joaofonseca » Sáb Mar 03, 2012 20:31

Num saco existem 15 bolas.Cinco verdes, cinco amarelas e cinco brancas.As bolas da mesma cor estão numeradas de 1 a 5.

Agora suponha que no saco estão algumas das 15 bolas.Nestas novas condições, uma bola é retirada do saco.Sabemos que:

-a probabilidade de a bola retirada ser amarela é 50%

-a probabilidade de a bola retirada ter o número 1 é 25%

-a probabilidade de a bola retirada ser amarela ou ter o numero 1 é 62,5%

Prove que a bola amarela com o numero 1 está no saco.
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Prove que a bola está no saco

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 22:31

joaofonseca escreveu:Num saco existem 15 bolas.Cinco verdes, cinco amarelas e cinco brancas.As bolas da mesma cor estão numeradas de 1 a 5.

Agora suponha que no saco estão algumas das 15 bolas.Nestas novas condições, uma bola é retirada do saco.Sabemos que:

-a probabilidade de a bola retirada ser amarela é 50%

-a probabilidade de a bola retirada ter o número 1 é 25%

-a probabilidade de a bola retirada ser amarela ou ter o numero 1 é 62,5%

Prove que a bola amarela com o numero 1 está no saco.


Sejam os seguintes eventos:

A -- a bola é amarela;
N -- a bola tem número 1.

Dos conhecimentos sobre probabilidade, sabemos que:

P(A\cup N) = P(A) + P(N) - P(A\cap N)

Substituindo os dados do exercício, temos que:

0,625 = 0,5 + 0,25 - P(A\cap N)

P(A\cap N) = 0,125

Ou seja, a probabilidade da bola retirada ser amarela e ter o número 1 é igual a 12,5%. Como essa probabilidade é diferente de 0, temos que a bola amarela com o número 1 está no saco.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Prove que a bola está no saco

Mensagempor fraol » Sáb Mar 03, 2012 23:10

De fato, como o professor demonstrou, P(A \cap N) = P(A) . P(B) = 12,5% que é diferente de 0.
Com isso a probabilidade de que uma bola retirada seja Amarela e tenha o número 1 é de 12,5%.

Por outro lado se tivermos, por exemplo oito bolas no saco, quatro serão amarelas (50%) , digamos que numeradas de 2 a 5, e duas terão o número 1 (25%), digamos que seja uma verde e outra branca.

Eu havia pensado um pouco nesse problema e acho não há como provar propriamente o que foi pedido.

O que vocês acham?
fraol
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 392
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 20:08
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado

Re: Prove que a bola está no saco

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 23:40

fraol escreveu:De fato, como o professor demonstrou, P(A \cap N) = P(A) . P(B) = 12,5% que é diferente de 0.
Com isso a probabilidade de que uma bola retirada seja Amarela e tenha o número 1 é de 12,5%.

Por outro lado se tivermos, por exemplo oito bolas no saco, quatro serão amarelas (50%) , digamos que numeradas de 2 a 5, e duas terão o número 1 (25%), digamos que seja uma verde e outra branca.

Eu havia pensado um pouco nesse problema e acho não há como provar propriamente o que foi pedido.

O que vocês acham?


O seu raciocínio tem um furo. Qual é a probabilidade da bola retirada ser amarela ou ter o número 1?

Você tem que armar um exemplo na qual essa probabilidade seja 62,5% (como informa no exercício), mas sem que haja a bola amarela de número 1.

No exemplo que você deu, temos que:
-- 4 bolas amarelas: com números de 2 até 5;
-- 1 bola verde: com o número 1;
-- 1 bola branca: com o número 1;

Você ainda precisa completar esse exemplo informando mais 2 bolas (já que o seu total era de 8). Agora tente completar de modo que aquela última probabilidade seja 62,5%, mas sem que haja a bola amarela de número 1.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Prove que a bola está no saco

Mensagempor fraol » Sáb Mar 03, 2012 23:56

Tem razão, como sempre aliás.

Nesse caso 12,5%, P(A \cap N), do saco de oito bolas deveria ser de bolas amarelas e com o número 1. Ou seja uma bola. Então está provado.

Grato.
fraol
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 392
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 20:08
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado

Re: Prove que a bola está no saco

Mensagempor Guill » Sáb Mar 17, 2012 14:00

Podemos tirar as seguintes informações:

* Temos 3 bolas com o número 1 escrito.
* Como a probabilidade de retirar uma bola amarela do saco é 50%, metade das bolas desse saco devem ser amarelas e portanto, não temos mais que 10 bolas no saco.
* Como a probabilidade de retirar uma bola com número 1 do saco é 25%, existem bolas com número 1 dentro do saco.

Agora, observe que a probabilidade de retirar uma bola amarela ou com número 1 do saco é 62,5% = 50% + 12,5%. Mas o correto seria que 75% fosse a probabilidade, o que não ocorre porque o número é menor. Isso quer dizer que existe um encontro, ou seja, existe uma bola que possui as duas características ao mesmo tempo, fazendo com que o número de amostras diminua.

Isso prova.
Avatar do usuário
Guill
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 107
Registrado em: Dom Jul 03, 2011 17:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Desafios Médios

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?