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Jogo de completar

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Jogo de completar

Mensagempor silveringking » Dom Jun 19, 2011 17:38

Oi, eu estou jogando um jogo, que eu gostaria IMENSO de passar mas não consigo! (Me desculpem alguns termos mais estranhos que eu sou português.)

Então o jogo é esse:

Tenho uma área quadrangular quadriculada, o objectivo seria avançar um ponto na horizontal até ele parar por meio de algum obstáculo. O objectivo seria cobrir a área inteira com o ponto sem repetir casas!

Edit: Ah sim, posso começar de que ponto eu quiser desde que não esteja obstruído

Tipo assim:

Imagem

Essa foi do 15º nível que passei.

Eu passei 17 níveis até agora, só de ir experimentando!

Agora no 18 está muito difícil!

Vou mostrar:

Imagem

Eu já tentei de mil e uma maneiras, não pareço achar o jeito!

Aí eu achei uma pista no link (simplesmente olhei e vi).

x=8&y=2&path=URDLULDLDLURDLULDRURULULD

Aí parece simples basta chegar nas coordenadas x=8 e y=2. e sigo Up, Right, Down, Left, Up... etc

Por uma questão de ética eu não passarei o link! (Por favor não peçam, tenho bons motivos!)

Mas aí que está a parte complicada, não há maneira de eu encontrar as coordenadas! (E se fizer refresh, me leva para um desafio diferente de mesmo nível, mas sem pista.)

Aí, foi quando eu comecei tirando os print screens para me ajudar!

Não vou mentir, eu a matemática pura sou péssimo (tirava excelentes notas a fisica aqui em Portugal, mas a Matemática eu passei por um triz e porque a professora também facilitou).

Então que fiz eu? Comecei desenhando linhas, esta é a minha teoria! Se eu desenhasse, linhas horizontais e verticais, em todas as colunas! Por exemplo para ca "Up" eu desenharia uma linha horizontal em cada coluna em todas as colunas. Se eu fizesse isso para TODAS as coordenadas, eventualmente poderia conta-las, e encontraria dois pontos. A) O ponto aonde se intersectam mais linhas, B) O ponto aonde se intersectam menos linhas. Aí eu achei que um desses pontos seria o ponto aonde eu teria de começar!

Claro que depressa me apercebi que fazer isso daria uma imensa confusão (até porque eu as estava desenhando com paint.net).

Aí decidi fazer a mesma coisa mas com pontos (ponto no sentido de dar pontuação)!

Então o resultado foi esse!

(Nota: Enquanto que fiz esse post, notei alguns valores errados e tive de os corrigir (já tinha corrigido alguns de manhã), para minha teoria não importa.

Imagem

Aí numerei minhas células.

Imagem

Depois fiz isto:

http://www.box.net/shared/7tyy6ql5t9z7p51tgp42

Esses são meus rascunhos no bloco de notas

E daí que fiz essa tabela!

Imagem

Essa é a tabela da conta que fiz! Para os valores somados de baixo para cima.

A minha ideia seria pegar nos valores baixo/cima, direita/esquerda (que no fundo são os mesmos). Colocar todos eles na tabela! Se algum intersectar eu somo eles! No final eu teria valores imensos que cobririam todas as hipóteses, e procurando pela maior acumulação de pontos e pela menor. Teria minha solução.

Talvez pareça idiota e complicado, mas só pelo esforço eu acho que já valia a pena uma ajuda. ;) Como é óbvio, eu gostaria de fazer mais níveis, daí que era bom que eu tivesse uma estratégia. Se me pudessem dar uma mais simples baseada na minha seria óptimo. Basta me guiarem que eu chegarei lá, como eu disse eu sou horrível a matemática!
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Re: Jogo de completar

Mensagempor silveringking » Seg Jun 20, 2011 13:35

Notei agora célula c6 está errada! Arghhhh! Sou terrível nisto!
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Re: Jogo de completar

Mensagempor Molina » Seg Jun 20, 2011 14:08

Boa tarde.

Sinceramente não entendi o objetivo do jogo, desculpe-me. Se possível envie-me o link do jogo para que eu possa te ajudar.

Obrigado.
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Re: Jogo de completar

Mensagempor silveringking » Seg Jun 20, 2011 15:41

Molina, eu te mando o link se puder ser em privado, por favor! Mas eu não consigo mandar pm! Daí que se me desse um contacto eu mandaria!

Entretanto eu explico, o pontinho tem que encher todas as casas brancas até ficarem verdes claras. Você pode escolher em que ponto começa (entre os quadrados brancos), e em que direcção vai, mas não escolhe aonde para! O ponto só para por obstrução, por exemplo se não existir mais quadrados na vertical/horizontal, ou se um quadrado verde escuro ficar no meio do seu caminho...

Tipo, se começasse em A1 pararia em H1, ou em A9, mas aí em A9 só poderia avançar para G9! Porque num dá para repetir casas que já fez!

Se achar complicado te mando o link mas em privado, por favor!
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Re: Jogo de completar

Mensagempor Molina » Seg Jun 20, 2011 19:40

Enviei via MP meu e-mail.

Fico no aguardo.
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Re: Jogo de completar

Mensagempor silveringking » Ter Jun 21, 2011 10:56

Já mandei, e o firefox crashou já agora :(

Edit: Esquece é o mesmo puzzle, como tinha o link... :P
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?