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tg x é maior que o comprimento do arco enxerga...

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tg x é maior que o comprimento do arco enxerga...

Mensagempor ogojy » Sáb Abr 09, 2011 00:36

o arco chama x só por que foi assim que pensei o problema, desconsidere a relacão real entre o tamanho do arco e o angulo que ele enxerga.


Imagem

seja
s > 0
x > y
s + y > tg x
tão logo
s + x > tg x


queremos provar que tg x > x

por absurdo partamos de tg x ? x
temos

x ? tg x
e
s + x > tg x
para
s > 0
impossivel, um absurdo

tão logo
x ? tg x é falso

c. q. d.
tg x > x

eu que bolei essa demonstração. alguem ve algo de errado?
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Re: tg x é maior que o comprimento do arco enxerga...

Mensagempor Guill » Ter Mai 01, 2012 09:52

Bem interessante. No entanto, essa demonstração é inválida em certas partes da circunferência (em certos lugares do segundo, terceiro e quarto quadrante). Isso pode ser mostrado da seguinte maneira:

f(x)=tgx - x

f'(x)=\frac{1}{cos^2 x}-1


Observe que:

\lim_{x\rightarrow\frac{-\pi}{2}} tgx - x = -\infty


Isso mostra que essa função possui valores menores do que 0.
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Re: tg x é maior que o comprimento do arco enxerga...

Mensagempor Guill » Qua Mai 02, 2012 19:17

Prezado colega:

Estive revendo sua demonstração e encontrei uma falha nela:

ogojy escreveu:s + x > tg xparas > 0impossivel, um absurdo




Onde s + x > tg x, não é absurdo, mas sim uma verdade incontestável, já que, se s + y > tg x e y = x + n, para um valor n positivo qualquer. Por isso, me sinto na obrigação de criar uma nova demonstração para substituir essa:


No seu ciclo trigonométrico, temos um triângulo de catetos tg x e 1. Contido nele, temos uma fatia da citcunferência, de ângulo x radianos. Logicamente, a área da fatia é menor que a área do triângulo (em x = 0 essa área é igual):

{A}_{triângulo} \geq {A}_{fatia}


A área do triângulo é a metade do produto dos catetos, enquato que a área da fatia é metade do comprimeto do arco (por regra de três: Área da circunferência total é \pi e o comprimento total da mesma é 2\pi):

\frac{1.tgx}{2} \geq \frac{x}{2}

tgx \geq x



Essa demonstração nos permite ver que essa desigualdade é válida no primeiro quadrante, mas nada garante sobre os demais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?