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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por victoreis1 » Qua Out 20, 2010 14:59
Boa tarde.. há dois anos, faço a OBM, e me deparo com questões muito desafiadoras, como esta:
PROBLEMA 5
Prove que o número

é múltiplo de

.
Queria saber como é feita, e também, se possível, uma introdução sobre congruência modular e divisibilidade, já que sou do primeiro ano e nunca tive contato com tais assuntos..
obrigado! ^^
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por VtinxD » Qua Out 20, 2010 22:27
Cara....poderia até tentar resolver por congruência(estou com uma ideia na cabeça

) mas você disse que ainda não sabe.Então acho que seria melhor se te disse-se um bom lugar para procurar material.
O site da OBMEP(OBM da escola publica) tem tudo que você pode até precisar para a terceira fase,se você chegar la tem que procurar uma igreja e se benze

.Segue o link:
http://www.obmep.org.br/prog_ic_2008/apostila2008.htmlCaso chegue na terceira fase e saiba inglês procure no site da IMO por materiais, são muito bons e complexos.
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por victoreis1 » Qua Out 20, 2010 23:51
valeu pelo link, muito bons os pdfs de lá.. vo dar uma lida amanhã..
se vc souber como resolver, e tiver vontade, resolve a questão usando congruência modular e tal, que talvez dê pra entender..
valeu!
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por VtinxD » Qui Out 21, 2010 20:40
Espero que esteja certo :
Primeiro vamos analisar o 1+2+3+4+5+....+2005, que é uma PA de razão 1.Sua soma é dada por

Agora nós temos que provar que esse numero é divisivel por 2005 e por 1003:
Agora vou começar a usar a congruencia modular:

o que quer dizer que 2005 sempre deixa resto zero quando divido por 2005;

,uma propriedade da aritmética modular é:"O resto de uma soma e soma dos restos".Repetindo o processo anterior e somando os restos chegamos ao resto igual zero que representa que a soma é divisível pelo módulo.Provando que é divisível.
Agora só usar o mesmo método para 1003 ,provando que a soma também é disivel por 1003.E como 1003 e 2005 não possuem fatores comuns podemos inferir que a soma é disivel por 1+2+3...+2005.
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por victoreis1 » Qui Out 21, 2010 20:53
VtinxD escreveu:Espero que esteja certo :
Primeiro vamos analisar o 1+2+3+4+5+....+2005, que é uma PA de razão 1.Sua soma é dada por

Agora nós temos que provar que esse numero é divisivel por 2005 e por 1003:
Agora vou começar a usar a congruencia modular:

o que quer dizer que 2005 sempre deixa resto zero quando divido por 2005;

,uma propriedade da aritmética modular é:"O resto de uma soma e soma dos restos".Repetindo o processo anterior e somando os restos chegamos ao resto igual zero que representa que a soma é divisível pelo módulo.Provando que é divisível.
Agora só usar o mesmo método para 1003 ,provando que a soma também é disivel por 1003.E como 1003 e 2005 não possuem fatores comuns podemos inferir que a soma é disivel por 1+2+3...+2005.
somando os restos teríamos
porque então chegamos ao resto zero?
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por VtinxD » Qui Out 21, 2010 21:49
Foi mal...esqueci de falar:
só usar essa técnica até o numero 1002 no caso,pois ai os alternos se anulam.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Autor:
my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48
Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25
Uma função de 1º grau é dada por

.
Temos que para

,

e para

,

.

Ache o valor de

e

, monte a função e substitua

por

.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :
f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55
isso ai foi uma questao da FGV?
haahua to precisando trocar de faculdade.
Assunto:
(FGV) ... função novamente rs
Autor:
Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11
Saudações!
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b
Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30

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