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Chapéuzinho vermelho

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Chapéuzinho vermelho

Mensagempor admin » Sáb Jul 21, 2007 01:10

Chapéuzinho Vermelho, numa de suas caminhadas pela selva, ficou perdida. Ela precisava saber em qual dia da semana estava, pois havia combinado o dia com sua vovozinha. Num dado momento encontrou um Leão e um Unicórnio, e perguntou a eles em que dia da semana estavam. Só que tem um pórem. O Leão apenas mente segunda, terça e quarta. E o Unicórnio apenas mente quinta, sexta e sábado. E ambos responderam: - Ontem foi o dia em que menti. Ela pensou um pouco, agradeceu-os e se foi. Qual era o dia da semana?
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Re: Chapéuzinho vermelho

Mensagempor dorajeber » Ter Nov 20, 2007 13:12

Era quinta feira.
Como faço para saber se minah resposta esta certa?
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Re: Chapéuzinho vermelho

Mensagempor admin » Ter Nov 20, 2007 17:30

dorajeber escreveu:Era quinta feira.
Como faço para saber se minah resposta esta certa?

Olá minha amiga Dora! Welcome aboard!

Eu prefiro pensar neste problema, fazendo uma tabela:

\begin{tabular}{r c c c c c c c}
\hline\hline
 & seg & ter & qua & qui & sex & sab & dom \\
\hline
leao & mente & mente & mente \\
unicornio & & & & mente & mente & mente \\
\hline
\end{tabular}
(obs.: não utilizei acentos na tabela pois ainda não estão configurados no LaTeX do servidor.)


Para sabermos, precisamos testar logicamente (em cada dia) a frase: "Ontem foi o dia em que menti".

-Se fosse segunda:
Valeria para o leão, porque no domingo (ontem) ele falou a verdade e hoje ele mente;
Mas, não valeria para o unicórnio (que fala a verdade hoje), pois ontem (domingo) também falou verdade;

-Se fosse terça:
Não valeria para o leão (que mente hoje), porque ontem também mentiu (e então a frase seria verdadeira);
Também não valeria para o unicórnio (que fala a verdade hoje), pois ontem também falou a verdade;

-Se fosse quarta:
Não valeria para os dois, pelos mesmos motivos da terça;

-Sendo quinta:
Vale para o leão (que fala a verdade hoje), pois ontem (quarta) realmente mentiu;
Também vale para o unicórnio (que mente hoje), pois ontem falou a verdade;

Se fosse sexta:
Não valeria para o leão (que fala a verdade hoje), pois ontem também falou;
Também não valeria para o unicórnio (que mente hoje), pois ontem também mentiu (e a frase seria verdadeira);

Se fosse sábado:
Não vale para ambos, pelos mesmos motivos da sexta;

Se fosse domingo:
Não vale para o leão, também pelos mesmos motivos da sexta e do sábado;
Mas, valeria para o unicórnio;


Como você havia dito, quinta-feira é o único dia da semana em que a frase permanece válida para os dois.

Abraços!
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Re: Chapéuzinho vermelho

Mensagempor dorajeber » Qui Nov 22, 2007 12:34

Fabinho, obrigada pela resposta.
Estou começando a divulgar o site agora.
Estava, e ainda estou, um pouco atarefada por causa do meu final de curso (T.C.C.). Esta semana as coisas começam a ficar mais fáceis.
Em breve estarei mais frequente.

Um abraço.

Dora Jeber.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?