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Estatística e probabilidades [ajuda]

Estatística e probabilidades [ajuda]

Mensagempor citadp » Sáb Jun 02, 2012 13:18

Olá, vou ter exame e alguns exercicios em que preciso de achar a probabilidade eu tenho muitas dúvidas.

O exercicios é :

Para fabricar um determinado produto uma empresa utiliza 3 maquinas, M1, M2 e
M3. Sabe-se que: i) a maquina M1 fabrica 40% da produc~ao total da empresa; ii)
a percentagem de produtos defeituosos fabricados pelas maquinas M1, M2 e M3 e,
respectivamente, 3%, 5% e 8%; iii) 5% da produc~ao total e defeituosa.
(a) Calcule a percentagem da produc~ao total fabricada pela maquina M3.
(b) Sabendo que um produto escolhido ao acaso n~ao e defeituoso, qual a probabilidade
de ter sido fabricado pela maquina M2?

Eu do que recolhi os dados percebi que a máquina M1 tem 40% da produção total, depois tem 3% de produtos fabricados, ni ponto iii) diz que a produção total de produtos defeituosos é 5 % e daí eu não consigo perceber qual a informação útil para achar a produçaõ total de M2 e M3.

E o produto não ser defeituoso é 1 - 0.05 = 0.95 ?

Estes exercicios para mim são muito confusos, se alguém me puder ajudar, agradeço.

Cumprimentos,

Ana
citadp
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Re: Estatística e probabilidades [ajuda]

Mensagempor joaofonseca » Dom Jun 03, 2012 09:21

Para este problema é necessário ter conhecimentos de axiomática das probabilidades e probabilidade condicionada.
Quando se diz:
a percentagem de produtos defeituosos fabricados pelas maquinas M1, M2 e M3 e,
respectivamente, 3%, 5% e 8%


significa,

P(D|A)=0.03

P(D|B)=0.05

P(D|C)=0.08

Sabemos também que:

P(A)+P(B)+P(C)=1

P(C)=P(C \cap D)+P(C \cap \bar{D})

e,

P(B|\bar{D})=\frac{P(B \cap \bar{D})}{P(\bar{D})}

Mas com a informação que é dada no enunciado eu não consegui encontrar o que é pedido.Falta informação!
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Re: Estatística e probabilidades [ajuda]

Mensagempor nandabhz » Dom Jun 03, 2012 16:53

To em duvida nestas 3 questoes de estatisticas abaixo. Alguem poderia me ajudar a resolver? Já coloquei as respostas, porem nao consegui desenvolve-las. Desde já agradeço.

1- As vendas diárias de uma lanchonete seguem uma distribuição normal, com média de R$400,00 e desvio padrão igual a R$ 100,00. Calcule a probabilidade de que em um determinado dia o faturamento da lanchonete esteja entre R$ 380,00 e R$500,00. Resposta 42,06

2-Uma grande revista de negócios brasileira afirmou que o faturamento das indústrias de uma determinada região do país seria igual a R$820.000,00. Sabe-se que o desvio padrão populacional de todas as empresas desta região é igual a R$120.000,00. Um pesquisador independente analisou os dados de uma amostra formada por 19 empresas desta região, encontrando um faturamento médio de R$750.000,00. Assumindo nível confiança de 95% (Ztab=±1,96), é possível concordar com a alegação feita pela revista? Resposta: Como Ztab= ± 1,96 (95% deconfiança), o valor de Zcalc= -2,54 não pertence ao intervalo da Ho (-1,96<zcalc < 1,96), portanto está localizado na região de rejeição (RR) que indica a
hipótese nula (Ho) deve ser rejeitada e, assim deverá ser aceita a H1 (? ? R$820.000,00). Assim é possível supor com base nas informações da amostra que a alegação feita pela revista não seja verdadeira.

3-Uma empresa que comercializa banco de dados com informações sobre assinantes de jornais e revistas assegura que a renda média dos assinantes é de, no mínimo, R$850,00. Uma amostra aleatória com 24 pessoas revelou uma média mensal igual à R$ 800,00, com desvio padrão amostral de R$200,00. Estatisticamente é possível concordar com a alegação da empresa? Assuma um nível de confiança de 95%.( dado: ztab = 1,96). Resposta Resposta: tcalc=-1,22, Como ttab= ± 2,064 (95% de confiança – Tabela ANEXO; n-1=23), o valor de tcalc= - 1,22, está localizado está no intervalo delimitado pelos valores tabelados (-2,064< tcalc<+2,064) ,ou seja, está localizado na região de aceitação de Ho indicando que a renda média dos assinantes é de, no mínimo, R$850,00.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?