• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

QUESTÃO DE PROPABILIDADE ...

QUESTÃO DE PROPABILIDADE ...

Mensagempor marciabarbosa2 » Seg Jun 09, 2008 10:46

Caros colegas , mais um pepino...(pelo menos pra mim,rs)

Tenho uma amostra dividida em dez classes (nº de vitmas por Km em uma rodovia). O exercicio pede a probabilidade de se ter 3 pessoas acidentadas entre os quilometros 0 e 25 (primeiro intervalo da classe) e de 10 pessoas acidentadas entre os quilometros 50 e 75

No trecho 0 - 25, o numero total de vítimas foi 238.
No trecho 50 - 75 o numero total de vitimas foi 25
O total geral de nº de vitimas foi de 352, ou seja 68% foi dentro no trecho (0 - 25) e 6% no trecho (50 - 750

Como faço para calcular estas probabilidades? Devo levar em consideração o numero total de vitimas da amostra ou apenas trabalhar dentro de cada intervalo?

Por favor, ajudem-me!

Desde já agradecida

Márcia
marciabarbosa2
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 18:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: enfermagem
Andamento: cursando

Re: QUESTÃO DE PROPABILIDADE ...

Mensagempor admin » Seg Jun 09, 2008 15:39

Olá Márcia, boa tarde!

Considerando que as probabilidades pedidas referem-se aos intervalos, acredito que você deva utilizar os totais de eventos possíveis também dos intervalos, para cada probabilidade. Se utilizar o total de vítimas da amostra, a probabilidade não terá relação com o intervalo.
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: QUESTÃO DE PROPABILIDADE ...

Mensagempor marciabarbosa2 » Ter Jun 10, 2008 12:15

...e como faço isso?
marciabarbosa2
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 18:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: enfermagem
Andamento: cursando

Re: QUESTÃO DE PROPABILIDADE ...

Mensagempor admin » Ter Jun 10, 2008 17:57

Olá Márcia!

Pelo que estudei, estou pensando da seguinte forma:
probabilidade_particao_espaco_amostral.jpg


Utilizando probabilidades condicionais, associadas ao conectivo "e" do enunciado:
O exercicio pede a probabilidade de se ter
3 pessoas acidentadas entre os quilometros 0 e 25 (primeiro intervalo da classe)
"e"
de 10 pessoas acidentadas entre os quilometros 50 e 75.


Procuro calcular o seguinte:
P(C_1 | A) \cdot P(C_2 | B) = ?


Olhando separadamente:
P(C_1 | A) = \frac{P(C_1 \cap A)}{P(A)} = \frac{P(C_1)P(A|C_1)}{P(A)}

P(C_2 | B) = \frac{P(C_2 \cap B)}{P(B)} = \frac{P(C_2)P(B|C_2)}{P(B)}


Das informações que temos:
P(C_1) = 0,68

P(C_2) = 0,06

P(C_3) = 0,26

P(A | C_1) = \frac{3}{238}

P(A | C_2) = \frac{3}{25}

P(A | C_3) = \frac{3}{89}

P(B | C_1) = \frac{10}{238} = \frac{5}{119}

P(B | C_2) = \frac{10}{25} = \frac25

P(B | C_3) = \frac{10}{89}

...precisamos encontrar os valores de P(A) e P(B) (denominador), pois o numerador é conhecido.


Como o conjunto A por ser reescrito assim:
A = (C_1 \cap A) \cup (C_2 \cap A) \cup (C_3 \cap A)

A probabilidade será:
P(A) = P(C_1 \cap A) + P(C_2 \cap A) + P(C_3 \cap A)

P(A) = P(C_1)P(A|C_1) + P(C_2)P(A|C_2) + P(C_3)P(A|C_3)

O mesmo para P(B):
P(B) = P(C_1)P(B|C_1) + P(C_2)P(B|C_2) + P(C_3)P(B|C_3)


Márcia, vi que a generalização desta idéia resulta no teorema de Bayes, onde:

\left{ C_1, C_2, \cdots, C_n \right} é uma partição do espação amostral \Omega, ou seja, C_i \cap C_j = \emptyset, sempre que i \neq j. E C_1 \cup C_2 \cup \cdots \cup C_n = \Omega.

Sendo um evento qualquer A em \Omega, supondo conhecidas as probabilidades P(C_i) e P(A|C_i), i=1,2,\cdots, n, a probabilidade de ocorrênia do evento C_i, supondo-se a ocorrência do evento A, é dada por:

P(C_i | A) = \frac{ P(C_i) P(A | C_i)}{ \sum_{j=1}^{n} P(C_j)P(A|C_j)}

para todo i=1,2,\cdots, n.


Repare que ao desenvolvermos o cálculo direto pelo teorema, faremos a conta anterior da mesma forma:

P(C_1 | A) = \frac{P(C_1)P(A|C_1)}{ P(C_1)P(A|C_1) + P(C_2)P(A|C_2) + P(C_3)P(A|C_3) }


P(C_2 | B) = \frac{P(C_2)P(B|C_2)}{ P(C_1)P(B|C_1) + P(C_2)P(B|C_2) + P(C_3)P(B|C_3) }


Substituindo e fazendo as contas, eu obtive:
P(C_1 | A) \cdot P(C_2 | B) \approx 0,35 \cdot 0,29 \approx 0,10.
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado


Voltar para Probabilidade

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?