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por marciabarbosa2 » Seg Jun 09, 2008 10:46
Caros colegas , mais um pepino...(pelo menos pra mim,rs)
Tenho uma amostra dividida em dez classes (nº de vitmas por Km em uma rodovia). O exercicio pede a probabilidade de se ter 3 pessoas acidentadas entre os quilometros 0 e 25 (primeiro intervalo da classe) e de 10 pessoas acidentadas entre os quilometros 50 e 75
No trecho 0 - 25, o numero total de vítimas foi 238.
No trecho 50 - 75 o numero total de vitimas foi 25
O total geral de nº de vitimas foi de 352, ou seja 68% foi dentro no trecho (0 - 25) e 6% no trecho (50 - 750
Como faço para calcular estas probabilidades? Devo levar em consideração o numero total de vitimas da amostra ou apenas trabalhar dentro de cada intervalo?
Por favor, ajudem-me!
Desde já agradecida
Márcia
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marciabarbosa2
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por admin » Seg Jun 09, 2008 15:39
Olá Márcia, boa tarde!
Considerando que as probabilidades pedidas referem-se aos intervalos, acredito que você deva utilizar os totais de eventos possíveis também dos intervalos, para cada probabilidade. Se utilizar o total de vítimas da amostra, a probabilidade não terá relação com o intervalo.
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admin
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por marciabarbosa2 » Ter Jun 10, 2008 12:15
...e como faço isso?
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marciabarbosa2
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por admin » Ter Jun 10, 2008 17:57
Olá Márcia!
Pelo que estudei, estou pensando da seguinte forma:
Utilizando probabilidades condicionais, associadas ao conectivo "e" do enunciado:
O exercicio pede a probabilidade de se ter
3 pessoas acidentadas entre os quilometros 0 e 25 (primeiro intervalo da classe)
"e"
de 10 pessoas acidentadas entre os quilometros 50 e 75.
Procuro calcular o seguinte:
Olhando separadamente:
Das informações que temos:
...precisamos encontrar os valores de
e
(denominador), pois o numerador é conhecido.
Como o conjunto
por ser reescrito assim:
A
probabilidade será:
O mesmo para
:
Márcia, vi que a generalização desta idéia resulta no teorema de Bayes, onde:
é uma partição do espação amostral
, ou seja,
, sempre que
. E
.
Sendo um evento qualquer
em
, supondo conhecidas as probabilidades
e
,
, a
probabilidade de ocorrênia do evento
, supondo-se a ocorrência do evento
, é dada por:
para todo
.
Repare que ao desenvolvermos o cálculo direto pelo teorema, faremos a conta anterior da mesma forma:
Substituindo e fazendo as contas, eu obtive:
.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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