-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478241 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 532499 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 496010 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 707760 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2125054 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por yuricastilho » Sáb Abr 19, 2014 20:16
9. Construa um espaco amostral para o lancamento de uma moeda infinitas vezes. Mostre
que ele é não enumeravel.
10. Mostre que o conjunto das partes dos naturais não é enumerável.
Essas duas questão não consegui nem começar. Oq é não enumerável? É o mesmo que conjunto infinito?
11. Dois individuos A e B marcam um encontro entre 12 horas e 13 horas. Cada um deles,
independentemente do outro comparece ao encontro num instante selecionado ao acaso
entre 12 horas e 13 horas, e espera o outro no maximo 20 minutos. Qual a probabilidade
de ambos se encontrarem? (considere que intervalos de mesma amplitude tem a mesma
probabilidade de ocorrer)
Essa não consegui nem começar também.
12. Considere dois experimentos: 1) um dado honesto é lançado e observa-se a face voltada
para cima; 2) uma moeda honesta é lançada e observa-se a face voltada para cima. Sejam
?1 e ?2 os espaços de possíveis resultados do primeiro e segundo experimentos, respecti-
vamente.
(a) Explicite o espaço ? = ?1× ?2.
Esse consegui fazer. cheguei em ?={(1,c)(1,k)(2,c)(2,k)(3,c)(3,k)(4,c)(4,k)(5,c)(5,k)(6,c)(6,k)} c= cara k=coroa 1,2,3,4,5,6 = faces do dado
(b) Defina probabilidades para todos os elementos de ? (via contagem: utilize os prin-
cipios fundamentais da contagem). Esse não entendi...
13. Dentre 6 numeros positivos e 8 negativos, escolhem-se ao acaso 4 numeros (sem reposição).
Multiplicam-se esses numeros. Qual a probabilidade de que o produto seja um numero
positivo? Esse consegui e cheguei em 3720/24024 se alguém puder me dizer se é certo esse resultado seria legal.
Obrigado, desculpem o grande número de questões.
-
yuricastilho
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sáb Abr 05, 2014 19:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciência da Computação
- Andamento: cursando
por paulo testoni » Dom Jun 29, 2014 00:14
Hola.
11. Dois individuos A e B marcam um encontro entre 12 horas e 13 horas. Cada um deles, independentemente do outro comparece ao encontro num instante selecionado ao acaso entre 12 horas e 13 horas, e espera o outro no maximo 20 minutos. Qual a probabilidade de ambos se encontrarem? (considere que intervalos de mesma amplitude tem a mesma
probabilidade de ocorrer) Essa não consegui nem começar também.
Temos 2 possibilidades : A chega antes ou B chega antes (a probabilidade, em cada caso, é a mesma)
(1) ´A´ chega 1º no instante T e B deve chegar dentro de 20 minutos : 1/2 x 20/80 = 1/8
obs : entre 12 e 13 horas são 60 minutos. Mesmo que ´A´ chegue às 13h, espera mais 20 minutos. Então o espaço amostral para B é de 12 às 13:20, tendo 20 minutos para chegar, a partir de T.
(2) ´B´ chega antes : mesmo resultado : 1/8
P = 1/8 + 1/8 = 1/4 ou 25%
Uma colaboração do Tiririca.
-
paulo testoni
- Usuário Dedicado
-
- Mensagens: 45
- Registrado em: Ter Set 30, 2008 11:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licenciatura em matemática
- Andamento: formado
Voltar para Probabilidade
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Geometria Euclidiana Plana ensino superior
por Catalao » Qui Ago 23, 2012 14:54
- 5 Respostas
- 4263 Exibições
- Última mensagem por Catalao
Seg Ago 27, 2012 13:15
Geometria Plana
-
- [Gráficos de funções]matemática do ensino superior
por Breno94 » Dom Abr 12, 2015 22:13
- 1 Respostas
- 2148 Exibições
- Última mensagem por nakagumahissao
Dom Jul 19, 2015 11:59
Funções
-
- Livro: Matematica basica para ensino Superior. pg. 59 ex4
por santiago alves » Ter Jul 12, 2011 13:45
- 2 Respostas
- 2015 Exibições
- Última mensagem por santiago alves
Ter Jul 12, 2011 14:23
Sistemas de Equações
-
- Livro: Matematica basica para ensino Superior. LOGARITMOS
por santiago alves » Sex Jul 15, 2011 00:13
- 3 Respostas
- 3022 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino
Sex Jul 15, 2011 10:44
Logaritmos
-
- Ensino fundamental
por dolmian » Seg Dez 10, 2012 20:32
- 1 Respostas
- 1492 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Seg Dez 10, 2012 22:04
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.