-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478278 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 532898 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 496392 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 708852 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2126933 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Valdemir Oliveira » Qui Jan 31, 2013 17:15
Amigos estou com essa questão que está quebrando minha cabeça.
Um aluno chega atrasado em 40% das aulas e esquece a apostila em 18% das aulas. Suponto eventos independentes, a probabilidade de ele não chegar na hora e ainda sem a apostila é de:
Já tentei resolver utilizando a fórmula:
e não consegui a resolução. Obrigado por mim ajudarem.
-
Valdemir Oliveira
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Qui Jan 31, 2013 16:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por young_jedi » Sex Fev 01, 2013 12:28
nos temos que
a probabilidade dele chegar atrasado é 40% e a dele chegar sem a apostila é 18% se são eventos independentes então a probabilidade de ocorrer os dois é o produto da probabilidades
-
young_jedi
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1239
- Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por Valdemir Oliveira » Sex Fev 01, 2013 13:23
Obrigado, amigo pela resposta.
-
Valdemir Oliveira
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Qui Jan 31, 2013 16:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
Voltar para Probabilidade
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Probabilidade e porcentagem
por Edmilson » Sex Mar 07, 2014 18:22
- 1 Respostas
- 4548 Exibições
- Última mensagem por fff
Sáb Mar 08, 2014 09:49
Probabilidade
-
- Exercício de porcentagem
por Claudia Sotero » Sáb Nov 21, 2009 22:32
- 1 Respostas
- 3749 Exibições
- Última mensagem por Lucio Carvalho
Dom Nov 22, 2009 06:43
Pedidos de Materiais
-
- [porcentagem] exercicio
por amanda s » Sex Nov 15, 2013 16:04
- 1 Respostas
- 2818 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha
Sex Nov 15, 2013 16:55
Conversão de Unidades
-
- [porcentagem] exercicio
por amanda s » Sáb Nov 16, 2013 17:26
- 1 Respostas
- 3921 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha
Sáb Nov 16, 2013 20:49
Conversão de Unidades
-
- Ajuda com exercicio de porcentagem
por Skambha » Qui Fev 05, 2009 22:19
- 1 Respostas
- 4501 Exibições
- Última mensagem por Skambha
Sáb Fev 07, 2009 09:35
Tópicos sem Interação (leia as regras)
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.