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[PROBABILIDADE] Questão UNEB 2013

[PROBABILIDADE] Questão UNEB 2013

Mensagempor brunadultra » Qua Jan 23, 2013 22:05

Olá, alguém poderia ajudar?
Eu encontrei que a possibilidade dos fatos ocorrerem em anos consecutivos seria \frac{2}{6} e a probabilidade de os roubos ocorrerem em endereços diferentes seria \frac{1}{3}. Mas não dá o resultado correto depois da multiplicação das probabilidades.

Questão: A comparação dos índices de criminalidade, nos últimos três anos, entre duas Áreas
Integradas de Segurança Pública (AISP) da capital – que incluem nove bairros, entre eles
o Costa Azul e a Pituba – aponta para uma cobertura policial militar desigual e abaixo do
que é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). [...] (ÁREA, 2012,
p. A 4).
mat 4.jpg


Considerando-se os dados expostos no infográfico, referentes ao número de veículos roubados a
cada ano, e que uma pessoa que morava no Costa Azul se mudou para a Pituba e teve dois carros
roubados na chegada em casa, no período de 2009 a 2011, então a probabilidade desse fato ter
ocorrido em anos consecutivos e cada roubo em um endereço diferente é de, aproximadamente:

RESP: 22%
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Re: [PROBABILIDADE] Questão UNEB 2013

Mensagempor Julliana_Ferrari » Qua Mar 02, 2016 01:18

BOA QUESTÃO!
TAMBÉM TIVE DÚVIDAS SOBRE ELA.
Editado pela última vez por Julliana_Ferrari em Qua Mar 02, 2016 01:34, em um total de 1 vez.
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Re: [PROBABILIDADE] Questão UNEB 2013

Mensagempor Julliana_Ferrari » Qua Mar 02, 2016 01:32

Huuuuum! Ok, já consegui chegar ao resultado.
1) Para ocorrer em anos consecutivos: 3 POSSIBILIDADES.
(2009, 2010)--->QUERO
(2009, 2011)
(2010, 2011)--->QUERO

P1 = 2/3

2) Para ocorrer em endereços diferentes: 3 POSSIBILIDADES.
ASSALTO 1, ASSALTO 2
(End. A, End. B) --->QUERO
(End. A, End. A)
(End. B, End. B)

P2 = 1/3


RESPOSTA: P1 "E" P2 (MULTIPLICA).
P1 X P2 = 2/3 X 1/3 ~ 0,22 ~ 22%


ESPERO QUE TENHA AJUDADO.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?