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Análise combinatória - Lugares ônibus

Análise combinatória - Lugares ônibus

Mensagempor rafapla » Seg Out 19, 2015 23:23

Boa Noite
O exercício abaixo é simples mas estou com dificuldades em resolve-lo. Não consigo chegar no resultado proposto.

Em um ônibus existem 7 lugares vagos, sendo que 3 estão localizados do lado da janela e 4 do lado do corredor interno. Três pessoas tomam o ônibus.
De quantos modos diferentes elas podem escolher os lugares para sentar, se uma delas, superticiosa, só se senta do lado do corredor?
a) 60
b) 120
c) 144
d) 190
e) 240
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Re: Análise combinatória - Lugares ônibus

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Out 31, 2015 20:21

Olá. Seja bem-vindo!!

Pensei da seguinte forma: iniciando a contagem pela passageira com restrição de lugar para sentar, temos 4 possibilidades para ela; para a segunda pessoa temos 6 (7 - 1) lugares disponíveis; por conseguinte, para o terceiro passageiro teremos 5 (7 - 2).

Isto posto, podemos concluir que:

\\ 4 \cdot 6 \cdot 5 = \\ \boxed{120}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.