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por zenildo » Qua Dez 18, 2013 19:03
A CANTINA DE UMA FACULDADE OFERECE A SEUS ALUNOS CINCO TIPOS DE SANDUÍCHES: QUEIJO ATUM , PERU E HAMBÚRGUER DE CARNE BOVINA OU FRANGO.QUATRO AMIGOS, ANA, BIA, CARLOS E DUDA DECIDEM COMER UM SANDUÍCHE CADA UM. ANA NÃO ESCOLHE HAMBÚRGUER DE CARNE BOVINA NEM FRANGO E CARLOS NÃO ESCOLHE SANDUÍCHE DE ATUM. O NÚMERO DE MODOS DISTINTOS QUE OS QUATROS AMIGOS PODEM ESCOLHER OS SANDUÍCHES É:
A RESPOSTA DÁ: 3.4.5²
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zenildo
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por Pessoa Estranha » Qua Dez 18, 2013 21:30
Olá!
Note que Ana, como não escolherá nenhum dos dois tipos de hambúrgueres de carne bovina ou frango, terá apenas 3 opções de lanches, certo ? Agora, Carlos não quer sanduíche de atum, restando, portanto, 4 opções de lanches para escolher. Já Bia e Duda não apresentam restrição alguma com relação aos tipos de lanches oferecidos pela cantina. Logo, elas possuem, cada uma, exatamente as 5 opções de lanches. Assim, basta multiplicar os resultados encontrados, ou seja, 3.4.5.5 é o número de modos da escolha dos sanduíches. Ok ?
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por zenildo » Qua Dez 18, 2013 22:32
Quantos problemas já resolveu para ficar boa em matemática? eu, por exemplo,tenho dificuldades em resolver problemas envolvendo polinômios, probabilidade e análise combinatória. Poderia dar uma dica de como dominar esses assuntos tão complexos rapidamente? eu terminei este ano o 3° ano do ensino médio e fiz o enem,a minha escolha será medicina ou direito, conforme ,é claro, a minha nota. O meu n° de acertos foi 135 questões, espero que essa nova contagem seja boa, e me garanta acima de 800 pontos. obrigado por ter me ajudado mais uma vez neste problema. tchau.
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por Pessoa Estranha » Qui Dez 19, 2013 08:37
É que eu só estudo matemática.... É diferente de alguém, como no seu caso, que estuda química, biologia, física, português, geografia, história, atualidades, redação e mais um bilhão de coisas....
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- Não consigo resolver- análise combinatória
por zenildo » Qui Dez 19, 2013 12:17
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Qui Dez 19, 2013 12:17
Aritmética
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- P.A nao consigo resolver essa p.a.
por Dalila » Sex Nov 14, 2008 16:58
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Sex Nov 14, 2008 17:29
Progressões
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- [Conjuntos] Não consigo resolver.
por Ambrosio » Qui Ago 25, 2011 22:36
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Álgebra Elementar
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- Não consigo resolver, me ajude!
por Pinho » Qua Nov 02, 2011 11:00
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Polinômios
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por jaques » Seg Nov 28, 2011 01:02
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Álgebra Elementar
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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