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[analise combinatoria] ajuda

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Mensagempor santtus » Sáb Fev 16, 2013 17:41

Numa sorveteria são oferecidos 8 sabores diferentes de sorvete e 4 tipos de cobertura. Ao preparar um
“banana-split”, um cliente deseja escolher 3 bolas de sabores diferentes e 2 tipos de cobertura. De quantas
maneiras esse cliente poderá preparar o “banana-split”, considerando que uma das bolas deve ser de
chocolate, seu sabor favorito?

:idea:
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Re: [analise combinatoria] ajuda

Mensagempor Rafael16 » Sáb Fev 16, 2013 18:31

Temos 8 sabores de sorvete e devemos escolher 3, mas um dos 3 sabores deve ser de chocolate.
Devemos então fazer a combinação {C}_{7,2} (Tirei o sabor de chocolate e sobrou 7 sabores e vou fazer a combinação desses sabores de dois em dois, para depois acrescentar o sabor de chocolate em cada uma das combinações ficando assim com 3 sabores)

{C}_{7,2} * {C}_{4,2} = \frac{7!}{2.5!}*\frac{4!}{2.2} = 126
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Re: [analise combinatoria] ajuda

Mensagempor santtus » Sáb Fev 16, 2013 18:51

obrigado rafael ....ja havia conseguido mas msm assim agradeço... agora so resta essa aqui que nao ta batendo o resultado


A banana-split é uma sobremesa composta por 3 bolas de sorvete. Numa sorveteria que dispõe de 8 sabores,
de quantas maneiras uma pessoa poderá comprar essa sobremesa?
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Re: [analise combinatoria] ajuda

Mensagempor Rafael16 » Sáb Fev 16, 2013 19:00

{C}_{8,3}=\frac{8!}{3.5!}= 112
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Re: [analise combinatoria] ajuda

Mensagempor santtus » Qua Fev 20, 2013 01:20

amigo rafael aqui diz que o resultado e 120. e agora?
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Re: [analise combinatoria] ajuda

Mensagempor DanielFerreira » Sex Fev 22, 2013 00:05

Santtus,
uma questão por tópico, ok?!

O Rafael16 cometeu um pequeno lapso (acredito que o erro de digitação tenha proporcionado isso, uma vez que, o raciocínio está correto).

Segue:

\\ C_{n, p} = \frac{n!}{p!(n - p)!} \\\\\\ C_{8, 3} = \frac{8!}{3!(8 - 3)!} \\\\\\ C_{8, 3} = \frac{8 \cdot 7 \cdot 6 \cdot 5!}{3!5!} \\\\\\ C_{8, 3} = \frac{8 \cdot 7 \cdot \cancel{6} \cdot \cancel{5!}}{\cancel{3} \cdot \cancel{2} \cdot 1 \cdot \cancel{5!}} \\\\ \boxed{C_{8, 3} = 56}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?