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exercicio resolvido

exercicio resolvido

Mensagempor adauto martins » Seg Abr 19, 2021 12:51

(ITA-1957)sao dados os objetos A,B,C,D.responder as perguntas seguintes(se tiverem sentido):

a)quantos sao os arranjos desses objetos,tomados 3 a 3?

b)quantas as combinaçoes,tomados 2 a 2?

c)quantas as permutaçoes,tomados 3 a 3?

escrever os arranjos desses objetos,tomados 2 a 2;escrever as combinaçoes 2 a 2;escrever as permutaços dos 4 objetos.
em que se disteguem as combinaçoes dos arranjos?
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor adauto martins » Seg Abr 19, 2021 13:11

soluçao

a)
{A}_{n,p}=n!/(n-p)!

{A}_{4,3}=4!/(4-3)!=4!/1!=4!=4.3.2.1=24...

b)
{C}_{n,p}=n!/(p!(n-p)!)

{C}_{4,2}=4!/(2!(4-2)!)=4!/(2!.2!)=1...

c)permutaçao é um caso particular de arranjo,em que os n elementos de um dado conjunto sao tomados n a n,logo como sao 4 elementos,so poderemos ter P(4)=4!,e nao P(3)=3!...

{A}_{4,2}=4!/(4-2)!)=4!/2!=4.3.2!/2!=4.3=12

{C}_{4,2}=4!/(2!(4-2)!)=4!/(2!.2!)=1

{P}_{4}=4!=24...

combinaços contam o numero de conjuntos(sub-conjuntos) de um dado conjunto,ou seja
(A,B,C,D)=(A,D,C,B)=...=(D,C,B,A)
arranjos contam o numero de n-uplas ordenadas de um dado conjunto,ou seja...
(A,B,C,D)\neq(A,D,C,B)\neq...(D,C,B,A)
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Re: exercicio resolvido

Mensagempor adauto martins » Ter Abr 20, 2021 11:40

correçoes

b)

{C}_{4,2}=4!/(2!.2!)=(4.3.2.1)/((2.1).(2.1))=3.2=6...

c)

{C}_{4,2}=4!/(2!.2!)=(4.3.2.1)/((2.1).(2.1))=3.2=6...

*)mostrar que permutaçao é um caso particular de arranjo.
de fato

{P}_{n}=n!=n!/0!=n!/(n-n)!={A}_{n,n}
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?