• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Arranjos] - 24 pilotos, 3 deles brasileiros

[Arranjos] - 24 pilotos, 3 deles brasileiros

Mensagempor Alexander » Qui Abr 04, 2013 16:18

Segue abaixo o problema retirado do livro do Bonjorno de 92:
"Um Grande Prêmio de fórmula 1 vai ser disputado por 24 pilotos, dos quais apenas 3 são brasileiros.
Em quantos resultados possíveis dessa prova poderemos ter ao menos um piloto brasileiro figurando em uma das três primeiras colocações?"

Depois de diversas e diversas tentativa eu consegui resolvê-la. Porém, não entendo o porque tenho que fazer isso.
Eu subtrai o número de possibilidades de posições com todos os pilotos (24.23.22 = 12144), do número de possibilidades de posições APENAS com pilotos NÃO-brasileiros (21.20.19 = 7980). 12144 - 7980 = 4164.

Alguém pode me explicar o porquê? Não está muito claro pra mim. Como isso me garante que eles estarão nas primeiras colocações?

Agradecido desde já.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." - Dave Weinbaum
Alexander
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 23:10
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Arranjos] - 24 pilotos, 3 deles brasileiros

Mensagempor young_jedi » Qui Abr 04, 2013 19:50

como nos queremos um podio que contenha pelo menos um dos tres pilotos brasileiros nas tres primeiras colocações, então do total de combinações nos devemos excluir aquelas que não possuem nenhum brasileiro em uma das tres primeira colocações.
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: [Arranjos] - 24 pilotos, 3 deles brasileiros

Mensagempor Alexander » Sex Abr 05, 2013 10:19

young_jedi escreveu:como nos queremos um podio que contenha pelo menos um dos tres pilotos brasileiros nas tres primeiras colocações, então do total de combinações nos devemos excluir aquelas que não possuem nenhum brasileiro em uma das tres primeira colocações.


Ah, sim. Obrigado pela ajuda. :)
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." - Dave Weinbaum
Alexander
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 23:10
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Análise Combinatória

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}