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por andersonfr » Ter Jul 05, 2011 15:30
Relacione os elementos e os conjuntos dados utilizando os simbolos E ou E cortado
a)3 N* b) -5 N* C) fração de 8 e 4 Z d) 0,18 Z e) raiz de -4 Q f) -0,3 R g) - raiz de 5 Z h)fração de 5 e 10 N
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por Molina » Qui Jul 07, 2011 00:54
Boa noite, Anderson.
Você precisa dominar os principais conjuntos numéricos e os símbolos matemáticos usados.
Estes dois "E" que você citou, na verdade são
(pertence) e
(não pertence). Eles são usados para simbolizar se um número está em um determinado conjunto ou não.
Os conjuntos dessa questão, você os conhece?
N (naturais), Z (inteiros), Q (racionais) e R (reais)?
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por andersonfr » Qui Jul 07, 2011 12:21
conheço mais esta dificil aprender sozinho
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por Molina » Qui Jul 07, 2011 14:02
Boa tarde, Anderson.
Você não vai aprender sozinho estando aqui. Mas lembre-se que você disse APRENDER, ou seja, não adianta eu apenas dar as respostas a você, pois assim você não irá de fato aprender...
Você seria capaz de me apresentar a características desses conjuntos?
Por exemplo, o conjunto dos naturais começa em 0 e posteriormente aparece o sucessor deste número (e assim sucessivamente). Ou seja, ele tem começo e não tem fim:
O asterisco (*) exclui o zero deste conjunto, assim:
Agora você é capaz de fazer os outros conjuntos?
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por andersonfr » Qui Jul 07, 2011 17:50
essa perte eu ja peguei o problema vem a seguir, não entendi absolutamente nada em cada letra das questoes
Represente os seguintes conjuntos por extensão de seus elementos
a) A={ x ? N | x ? 5 }
b) B={x ? N | 5 < x ? 9}
c) C={x ? Z* | -5 ? x ? 3}
d) D={x ? Q | 3x + 12 = 0}
e) E={x ? R | x² - 7x + 12 = 0}
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por Molina » Qui Jul 07, 2011 23:14
Boa noite.
andersonfr escreveu:a) A={ x ? N | x ? 5 }
Significa: Quais os naturais maiores ou iguais a 5?
andersonfr escreveu:b) B={x ? N | 5 < x ? 9}
Significa: Quais os naturais maiores que 5 e menores ou iguais a 9?
E assim por diante. Qualquer dúvida, informe!
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por andersonfr » Sex Jul 08, 2011 15:02
C={x ? Z* | -5 ? x ? 3} não entendi se -5 e igual e maior que 3 e 3 e maior que 5 to em duvida
E={x ? R | x² - 7x + 12 = 0} não faço ideio como se faz esse aqui tbm
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por andersonfr » Ter Jul 12, 2011 03:46
alguem pode me ajudar não estou conseguindo fazer este
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por Molina » Qua Jul 13, 2011 08:01
Bom dia!
andersonfr escreveu:C={x ? Z* | -5 ? x ? 3} não entendi se -5 e igual e maior que 3 e 3 e maior que 5 to em duvida
Perceba que você quer os x que são maiores ou igual a -5 e menores ou igual a 3. Porém o asterisco nos Inteiros (Z) retira o zero do conjunto:
andersonfr escreveu:E={x ? R | x² - 7x + 12 = 0}
Você tem uma equação do 2º grau:
. O que você quer é achar os valores de x que a parte da esquerda seja igual a zero. Você pode usar a
Fórmula de Bháskara ou então
Soma e Produto. Os valores que você encontrará são
3 e
4:
Qualquer dúvida informe!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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