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Produto Cartesiano

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Mensagempor Cleyson007 » Ter Set 02, 2008 13:08

Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!

Estou com uma dúvida na interpretação da questão abaixo... Gostaria que me ajudasse por favor!

A questão é a seguinte ---> Determine o produto cartesiano do cojunto ]1,3] X [3,5[ e sua forma gráfica.

Bom... Quanto ao produto acho que seria isso--> {(1,3),(1,5),(3,3),(3,5)}

Quanto a foma gráfica estou com dúvida!!! O primeiro produto, por exemplo --> ( 1 está em aberto, 3 está fechado ), na hora de montar a forma gráfica, o ponto ( par ordenado (1,3), seria aberto ou fechado? ) ????

Se tiver como esquematizar o probelema pelo editor de fórmulas seria grato.

Ajude-me por favor.

Forte abraço.

Até mais.
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Re: Produto Cartesiano

Mensagempor admin » Ter Set 02, 2008 14:14

Olá Cleyson, boa tarde!

Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:

]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}

[3, 5[ = \left\{ 3, 4 \right\}

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:
\left\{ 2, 3 \right\} X \left\{ 3, 4 \right\}

Outros exemplos:

[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}

]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}

]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}

[1, 5[ = \left\{1, 2, 3, 4\right\}

[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}

]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}

]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}

]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}

Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!
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Re: Produto Cartesiano

Mensagempor Cleyson007 » Qui Set 04, 2008 13:50

fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa tarde!

Sobre a sua dúvida, o problema está antes, na interpretação da notação dos conjuntos.
A representação aberta exclui o extremo do conjunto, enquanto a fechada inclui.
Sendo elementos inteiros, esta notação representa um intervalo de números inteiros.
Escrevendo os conjuntos de outra forma:

]1, 3] = \left\{ 2, 3 \right\}

[3, 5[ = \left\{ 3, 4 \right\}

Então, o produto cartesiano que você precisa representar é:
\left\{ 2, 3 \right\} X \left\{ 3, 4 \right\}

Outros exemplos:

[1, 5] = \left\{ 1, 2, 3, 4, 5 \right\}

]1, 5[ = \left\{2, 3, 4 \right\}

]1, 5] = \left\{2, 3, 4, 5 \right\}

[1, 5[ = \left\{1, 2, 3, 4\right\}

[-2, 1] = \left\{-2, -1, 0, 1 \right\}

]-2, 1] = \left\{-1, 0, 1 \right\}

]-2, 1[ = \left\{-1, 0 \right\}

]1, 3[ = \left\{ 2 \right\}

Depois, na forma gráfica, represente os pontos normalmente, sem mais pensar em aberto ou fechado.
Bons estudos!


Olá Fabio Sousa, boa tarde!!!

O produto cartesiano que devo representar seria esse: \left\{ 2, 3 \right\} X \left\{ 3, 4 \right\}

A reposta então seria essa ---> {(2,3), (2,4), (3,3), (3,4)} ?
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Re: Produto Cartesiano

Mensagempor admin » Qui Set 04, 2008 15:40

Olá, boa tarde!

Sim.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?