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[conjutos]uepa 2014

[conjutos]uepa 2014

Mensagempor mmoreiraellen » Qua Fev 26, 2014 11:52

Texto X
As atividades de comunicação humana são
plurais e estão intimamente ligadas às suas
necessidades de sobrevivência. O problema de
contagem, por exemplo, se confunde com a própria
história humana no decorrer dos tempos. Assim
como para os índios mundurucus, do sul do Pará, os
waimiri-atroari, contam somente de um até cinco,
adotando os seguintes vocábulos: awynimi é o
número 1, typytyna é o 2, takynima é o 3,
takyninapa é o 4, e , finalmente, warenipa é o 5.
(Texto Adaptado: Scientific American – Brasil, Etnomatática. Edição Especial,
N0 11,ISSN 1679-5229)

30. Considere A o conjunto formado pelos números
utilizados no sistema de contagem dos waimiriatroari,
ou seja, A =     . Nestas
condições, o número de elementos da relação
R1 = {(x,y) Î A×A ½y ³ x} é igual a:
a 5
b 10
c 15
d 20
e 25

31.Considere as funções polinomiais do primeiro grau
f e g definidas de A em A, conjunto formado
pelos números utilizados no sistema de
contagem dos waimiri-atroari, ou seja, A =
    . Se os pares ordenados (1,1) e (5,5)
pertencem a f e os pares ordenados (1,5) e (5,1)
pertencem a g, então é correto afirmar que:
a) não existe nenhum par ordenado de A x A que
satisfaça f e g simultaneamente.
b )existe um único par ordenado de A x A que
satisfaz f e g simultaneamente.
c) existem dois pares ordenados de A x A que
satisfazem f e g simultaneamente.
d) existem três pares ordenados de A x A que
satisfazem f e g simultaneamente.
e) existem quatro pares ordenados de A x A que
satisfazem f e g simultaneamente.
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Re: [conjutos]uepa 2014

Mensagempor pamelacarolinne » Seg Mai 12, 2014 10:38

Questão 30.
É preciso montar os conjuntos e fazer a relação obedecendo a condição .
AxA = (1,1) (1,2), (1,3), (1,4) (1,5) ... E assim com os demais números. Mas como há a condição ( y maior ou igual a x), você pega os seguintes pares ordenados :
(1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (1,5) (2,2) (2,3) (2,4) (2,5) (3,3) (3,4) (3,5) (4,4) (4,5) (5,5) , ou seja, 15 pares ordenados.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?