• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Conjuntos] Dúvida

[Conjuntos] Dúvida

Mensagempor samyfield » Qua Mar 27, 2013 11:45

Tenho uma dificuldade a respeito deste problema: "Para cada x=0,1,2,3 ou 4, a partir de um conjunto E de pessoas, Ex corresponde ao conjunto de individuos do conjunto E que são clientes de pelo menos x operadoras de telefonia móvel e Nx, a quantidade de elementos de Ex." Considerando essas informações, julgue esta afirmação: "Para cada x do conjunto {0,1,2,3,4}, tem-se qe N4>=Nx." Acho que conseguirei resolver esse problema se alguém puder me dizer o que significa N4?
samyfield
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 13:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Psicologia
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor timoteo » Qua Mar 27, 2013 17:59

Olá.

Caso a questão esteja na íntegra e, pelo que pude entender, n4 é número de elementos de qualquer subconjunto de E. Essa é minha interpretação, a questão não está tão clara!

É isso ai!
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor samyfield » Qua Mar 27, 2013 19:22

[quote="timoteo"]Olá.

Caso a questão esteja na íntegra e, pelo que pude entender, n4 é número de elementos de qualquer subconjunto de E. Essa é minha interpretação, a questão não está tão clara!

É isso ai![/quote=samyfield]

timoteo,

Obrigado pela resposta! A questão está sim na íntegra. E concordo com você que ela não está muito clara, e daí a minha dificuldade em resolvê-la. A resposta da questão é que a afirmação feita é Falsa. Ou seja, N4 não é > ou = a Nx. Mas, pegando o seu gancho, não seria mais apropriado dizer que N4 é o número de elementos de UM subconjunto de E?
samyfield
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 13:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Psicologia
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor timoteo » Qua Mar 27, 2013 22:08

Correto,
olhando agora vejo que ele considera n4 é subconjunto de x e o numero de elementos de n4 realmente não é maior que o número de elementos de nx.

Para calcular o número de elementos usa-se a fórmula: {2}^{n}, onde n representa o número de elementos do conjunto. Sendo assim, temos: nx = {2}^{6} = 64, e n4 = {2}^{2} = 4. Sabendo que o vazio pertence a todo conjunto!

Espero ter ajudado!
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor samyfield » Qui Mar 28, 2013 11:35

timoteo escreveu:Correto,
olhando agora vejo que ele considera n4 é subconjunto de x e o numero de elementos de n4 realmente não é maior que o número de elementos de nx.

Para calcular o número de elementos usa-se a fórmula: {2}^{n}, onde n representa o número de elementos do conjunto. Sendo assim, temos: nx = {2}^{6} = 64, e n4 = {2}^{2} = 4. Sabendo que o vazio pertence a todo conjunto!

Espero ter ajudado!


Corretísssimo! Aqui pra nós, você está mais para professor de Matemática do que para estudante de ensino médio, conforme consta no seu perfil.
Só mais uma pequena dúvida: você calculo o nº de subconjuntos a partir de {2}^{n}. Chegando-se a 64 subconjuntos. Estes 64 subconjuntos
são constituídos não só dos elementos unitários como também das combinações entre eles. A pergunta é: o conjunto vazio também entra nas combinações?
Para ser mais claro: suponha um conjunto formado por [a,b, { }]. Um dos subconjuntos é [a,b]. Outro subconjunto seria também [ a, { }], ou seja, a combinação
do subconjunto [a] com o subconjunto { }?
samyfield
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 13:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Psicologia
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor timoteo » Qui Mar 28, 2013 12:25

Obrigado pelo elogio. Espero que você não esteja me estudando para alguma tese de psicologia. Rsrsrsrs...
Todos aqui são bons!

Bem, em relação a seu questionamento, sim, vocês está correta. Para mais conhecimento você deveria ver propriedades do conjunto da partes!

Espero ter ajudado!
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando

Re: [Conjuntos] Dúvida

Mensagempor samyfield » Qui Mar 28, 2013 13:21

timoteo escreveu:Obrigado pelo elogio. Espero que você não esteja me estudando para alguma tese de psicologia. Rsrsrsrs...
Todos aqui são bons!

Bem, em relação a seu questionamento, sim, vocês está correta. Para mais conhecimento você deveria ver propriedades do conjunto da partes!

Espero ter ajudado!


Infelizmente não! Matemática não é o meu forte. A minha área como constatou é humanas.
O objetivo do estudo é para prestar concurso público mesmo, que, entre outras, disciplinas,
inclui matemática.
Sobre a última dúvida que havia postado, encontrei a solução calculando as partes de conjuntos
formados por quantidades diferentes de elementos. Constatei que o conjunto { } só se conta como
parte unitária, sem combinação com os demais elementos.
samyfield
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 13:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Psicologia
Andamento: cursando


Voltar para Conjuntos

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.