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Inequação

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Mensagempor Claudin » Qua Abr 25, 2018 14:13

Considere as funções reais dadas por f(x)= -x^2+11x-10 e g(x)= 2x-17. A quantidade de números naturais n para os quais f(n)\geq0 e g(n)\leq0 é:

a) 7
b) 8
c) 9
d) 10
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Re: Inequação

Mensagempor DanielFerreira » Seg Abr 30, 2018 01:30

Olá Claudin!

Claudin escreveu:Considere as funções reais dadas por f(x)= -x^2+11x-10 e g(x)= 2x-17. A quantidade de números naturais n para os quais f(n)\geq0 e g(n)\leq0 é:

a) 7
b) 8
c) 9
d) 10


- quanto à função \mathbf{f} temos:

\\ \mathsf{f(n) \geq 0} \\\\ \mathsf{- n^2 + 11n - 10 \geq 0} \\\\ \mathsf{n^2 - 11n + 10 \leq 0} \\\\ \mathsf{(n - 10)(n - 1) \leq 0}

Com efeito,

___-___[1]____+_____[10]____-_____


Portanto, \mathsf{S_1 = \{ n \in \mathbb{N} ; 1 \leq n \leq 10\}}


- quanto à função \mathbf{g}:

\\ \mathsf{g(n) \leq 0} \\\\ \mathsf{2n - 17 \leq 0} \\\\ \mathsf{n \leq \dfrac{17}{2}}

Daí, \mathsf{S_2 = \{ n \in \mathbb{N} ; n \leq \dfrac{17}{2} \}}


Por fim, tiramos que:

\boxed{\mathsf{S_1 \cap S_2 = \{ 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 \}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Inequação

Mensagempor DanielFerreira » Seg Abr 30, 2018 01:30

Olá Claudin!

Claudin escreveu:Considere as funções reais dadas por f(x)= -x^2+11x-10 e g(x)= 2x-17. A quantidade de números naturais n para os quais f(n)\geq0 e g(n)\leq0 é:

a) 7
b) 8
c) 9
d) 10


- quanto à função \mathbf{f} temos:

\\ \mathsf{f(n) \geq 0} \\\\ \mathsf{- n^2 + 11n - 10 \geq 0} \\\\ \mathsf{n^2 - 11n + 10 \leq 0} \\\\ \mathsf{(n - 10)(n - 1) \leq 0}

Com efeito,

___-___[1]____+_____[10]____-_____


Portanto, \mathsf{S_1 = \{ n \in \mathbb{N} ; 1 \leq n \leq 10\}}


- quanto à função \mathbf{g}:

\\ \mathsf{g(n) \leq 0} \\\\ \mathsf{2n - 17 \leq 0} \\\\ \mathsf{n \leq \dfrac{17}{2}}

Daí, \mathsf{S_2 = \{ n \in \mathbb{N} ; n \leq \dfrac{17}{2} \}}


Por fim, tiramos que:

\boxed{\mathsf{S_1 \cap S_2 = \{ 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 \}}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Inequação

Mensagempor Claudin » Seg Abr 30, 2018 12:51

Obrigado
:y:
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.