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(PUC-SP)

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Mensagempor Thiago 86 » Seg Abr 01, 2013 12:25

Saudações :-D , estou resolvendo um lproblema e surgil uma dúvida. O problema é : no conjunto R, o conjuto verdade de -{x}^{2} +2x+15<0 é:-{x}^{2} +2x+15<0

-{x}^{2} +2x+15=0

{x}_{1}= 5

{x}_{2} = -3

; substituindo, temos:

S={x\in R/ x<-3 ou x>5}.

Minha dúvida é, os resultados que eu encontrei para x eu devo elevar assim:(-(-3))^2 ... ou -(-3)^2...
E qual a diferença entre S={ x<-3 e x>5} e S={x<-3 ou x>5}.
Desde já eu estou agradecido pela atenção que os colaboradores vem me dando. :)
Thiago 86
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Re: (PUC-SP)

Mensagempor DanielFerreira » Ter Abr 16, 2013 15:38

Olá Thiago,
a dúvida é antiga, mas,...

Thiago 86 escreveu:Minha dúvida é, os resultados que eu encontrei para x eu devo elevar assim:(-(-3))^2 ... ou -(-3)^2...


O correto é a segunda, mas atente para o fato de o sinal ser <, por isso, o valor de x deve ser menor que - 3, e, não igual!

\\ - x^2 + 2x + 15 < 0 \\ - (- 4)^2 + 2 \cdot (- 4) + 15 < 0 \\ - (16) - 8 + 15 < 0 \\ - - 16 - 8 + 15 < 0 \\ - 9 < 15

Para a outra raiz, o 'procedimento' é análogo!

Thiago 86 escreveu: E qual a diferença entre S={ x<-3 e x>5} e S={x<-3 ou x>5}.

\boxed{\text{e}} está relacionado a intersecção, ao que é comum; já o \boxed{\text{ou}}, a união.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Re: (PUC-SP)

Mensagempor Thiago 86 » Qua Abr 17, 2013 11:31

Valeu parceiro por responder minha dúvida. :y:
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Re: (PUC-SP)

Mensagempor Thiago 86 » Qua Abr 17, 2013 11:32

Você sabe de algum blog que tirem dúvidas de português.
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Re: (PUC-SP)

Mensagempor DanielFerreira » Sex Abr 26, 2013 21:33

Não conheço!
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.