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Equação Modular

Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 14:07

Boa tarde galera!

Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3
2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.

E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.

Obrigado
Rafael16
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 04, 2012 15:35

Rafael16 escreveu:Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3


A condição de existência está errada. O correto seria:

-3|x| + 2 \geq 0

Ou seja, você escreveu -3x ao invés de -3|x|.

Resolvendo a condição de existência, temos que:

-3|x| + 2 \geq 0

-3|x| \geq -2

|x| \leq \dfrac{2}{3}

-\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}

Rafael16 escreveu:2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.


Aqui há outro erro. Você tinha a equação:

2x^2 = -3|x| + 2

A partir daí, você simplesmente (sem qualquer motivo para isso) substituiu |x| por x. Então você escreveu:

2x^2 = -3x + 2

2x^2  + 3x - 2 = 0

O erro desse raciocínio está no fato de que |x| não é igual a x.

Isso só é verdade quando x\geq 0 . No caso de x < 0, temos que |x| é igual a -x.

Rafael16 escreveu:E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.


Aqui foi aplicado a definição de módulo:

|x| = \begin{cases}x,\textrm{ se }x\geq 0 \\ -x,\textrm{ se }x< 0\end{cases}

Dessa forma, a solução foi separada em dois casos: quando quando x < 0 e quando x\geq 0 .

O termo "não convém" é o mesmo que "não serve".

No primeiro caso, considerou-se que x < 0.

Ao resolver a equação, determinou-se que x = -1/2 e x = 2.

Ora, mas como considerou-se que x < 0, a solução x = 2 "não serve" (ou "não convém").

Já no segundo caso, quando considerou-se que x\geq 0 , determinou-se que x = 1/2 e x = -2.

Ora, mas como considerou-se que x\geq 0 , a solução x = -2 "não serve" (ou "não convém").
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Re: Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 16:04

Muito obrigado LuizAquino. Mas fiquei com outra dúvida.
Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?
Valeu Luiz!
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 14:23

Rafael16 escreveu:Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?


Em resumo, foi aplicado a definição de módulo:

\left|x \right| \leq \dfrac{2}{3} \Rightarrow \begin{cases}x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x\geq 0 \\ \\ -x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x < 0\end{cases}  \Rightarrow \begin{cases}0\leq x \leq \dfrac{2}{3}\\ \\  -\dfrac{2}{3} \leq x < 0\end{cases}\Rightarrow  -\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}
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(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
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Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.