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Equação Modular

Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 14:07

Boa tarde galera!

Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3
2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.

E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.

Obrigado
Rafael16
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 04, 2012 15:35

Rafael16 escreveu:Resolvi essa equação:

2|x|² + 3|x| = 2
2|x|² = -3|x| + 2 --> C.E: -3x + 2 ? 0 ? x ? 2/3


A condição de existência está errada. O correto seria:

-3|x| + 2 \geq 0

Ou seja, você escreveu -3x ao invés de -3|x|.

Resolvendo a condição de existência, temos que:

-3|x| + 2 \geq 0

-3|x| \geq -2

|x| \leq \dfrac{2}{3}

-\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}

Rafael16 escreveu:2x² = -3x + 2
2x² + 3x - 2 = 0

Tirei a raiz e obtive 1/2 e -2. Como -2 é menor que 2/3, que é a condição de existência, sobrou só 1/2 que satisfaz a C.E. Portanto,
S = {1/2}. Mas a solução correta é S = {1/2, -1/2}.


Aqui há outro erro. Você tinha a equação:

2x^2 = -3|x| + 2

A partir daí, você simplesmente (sem qualquer motivo para isso) substituiu |x| por x. Então você escreveu:

2x^2 = -3x + 2

2x^2  + 3x - 2 = 0

O erro desse raciocínio está no fato de que |x| não é igual a x.

Isso só é verdade quando x\geq 0 . No caso de x < 0, temos que |x| é igual a -x.

Rafael16 escreveu:E vi a resolução desse exercício logo abaixo mas não entendi:

2|x|² + 3|x| = 2

2|x|² + 3|x| - 2 = 0

para x < 0:

2x² - 3x - 2 = 0

raízes -> x = - 1/2 ou x = 2 ( não convém pois estamos supondo x < 0 )


para x >= 0 :

2x² + 3x - 2 = 0

raízes -> x = 1/2 ou x = - 2 ( não convém pois estamos supondo x >= 0 )

logo:

S = [ - 1/2 , 1/2 }

Não entendi esse "não convém", e também não entendi o porque o 2 não está no conjunto solução, pois é maior que C.E que é 2/3.


Aqui foi aplicado a definição de módulo:

|x| = \begin{cases}x,\textrm{ se }x\geq 0 \\ -x,\textrm{ se }x< 0\end{cases}

Dessa forma, a solução foi separada em dois casos: quando quando x < 0 e quando x\geq 0 .

O termo "não convém" é o mesmo que "não serve".

No primeiro caso, considerou-se que x < 0.

Ao resolver a equação, determinou-se que x = -1/2 e x = 2.

Ora, mas como considerou-se que x < 0, a solução x = 2 "não serve" (ou "não convém").

Já no segundo caso, quando considerou-se que x\geq 0 , determinou-se que x = 1/2 e x = -2.

Ora, mas como considerou-se que x\geq 0 , a solução x = -2 "não serve" (ou "não convém").
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Re: Equação Modular

Mensagempor Rafael16 » Dom Mar 04, 2012 16:04

Muito obrigado LuizAquino. Mas fiquei com outra dúvida.
Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?
Valeu Luiz!
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Re: Equação Modular

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 14:23

Rafael16 escreveu:Você, na condição de existência, fez
\left|x \right| \leq \frac{2}{3}

Mas porque ficou
\frac{-2}{3} \leq x \leq \frac{2}{3}

Você considerou no 1° caso como x negativo e deixou-o como positivo passando para o outro membro? E no segundo caso você considerou x como sendo positivo, e não precisou de passar para o outro membro. Certo?


Em resumo, foi aplicado a definição de módulo:

\left|x \right| \leq \dfrac{2}{3} \Rightarrow \begin{cases}x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x\geq 0 \\ \\ -x \leq \dfrac{2}{3},\textrm{ se } x < 0\end{cases}  \Rightarrow \begin{cases}0\leq x \leq \dfrac{2}{3}\\ \\  -\dfrac{2}{3} \leq x < 0\end{cases}\Rightarrow  -\dfrac{2}{3} \leq x \leq \dfrac{2}{3}
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.