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Última mensagem por Janayna
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por Lucas Henrique » Seg Jul 13, 2015 18:19
Boa Tarde,
estava estudando aqui e me deparei com esta equação
2/3x-1 - 3x/3x-1 = 4/9x^2 -1
Alguém pode me ajudar ?
Obrigado desde já
/ = barra de divisão (fração)
^ = elevado ao expoente
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por nakagumahissao » Ter Jul 14, 2015 10:49
Lucas Henrique,
Por favor utilize o Editor de Fórmulas para enviar sua dúvida, pois sua equação está bem confusa. Você enviou:
Que "poderia" significar:
ou ainda
Ou ainda qualquer outra coisa.
Poderia nos informar, utilizando o Editor de Fórmulas, qual é o enunciado correto do problema por favor?
Outra coisa, pelas regras do fórum, diga também o que já tentou fazer para resolver o problema e onde está realmente sua dúvida por favor.
Grato
Sandro H. Nakaguma
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por Lucas Henrique » Ter Jul 14, 2015 14:54
Olá,
desculpas eu não sabia usar o editor de fórmulas.
Bom, o exercício na verdade é esse :
E minha duvida é como vou igualar os denominadores ? E se preciso igualar.
Obrigado e Desculpa mais uma vez
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Lucas Henrique
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por nakagumahissao » Ter Jul 14, 2015 23:42
Obrigado. Creio que o último -1 não faz parte, correto?
Resolução
Por se tratar de uma soma/subtração de frações em ambos os lados da equação, precisaremos tirar o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) para podermos efetuar a soma/subtração dos numeradores.
O Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre (3x - 1) e (3x + 1), na parte esquerda da equação é: (3x - 1)(3x + 1) e do lado direito da equação, o MMC entre (9x^2 - 1) e 1 é (9x^2 -1).
Dividindo-se cada MMC de cada lado por cada um dos denominadores e multiplicando-se pelo seus numeradores teremos: (Exemplo: (3x - 1)(3x + 1) dividido por (3x - 1) e multiplicando-se por 2, ficará 2(3x + 1) = 6x + 2 e dividindo-se (3x - 1)(3x + 1) por (3x + 1) e multiplicando-se por 3x teremos: 3x(3x - 1) = 9x^2 - 3x. Por fim, no lado esquerdo ainda, pegamos estes dois resultados e teremos 6x + 2 - (9x^2 - 3x) no numerador, ou seja, 6x + 2 - 9x^2 + 3x), como mostrado abaixo:
Como: 9x^2 - 1 está divindo no lado esquerdo da equação, passarei para o lado direito multiplicando. Temos então:
Efetuando a divisão no lado direito da equação, ficaremos finalmente com:
Editado pela última vez por
nakagumahissao em Qua Jul 15, 2015 10:10, em um total de 6 vezes.
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por Lucas Henrique » Qua Jul 15, 2015 01:26
Então o
faz parte sim e com relação a essa resolução, nao entendi como você chegou ao Raciocínio da Segunda linha
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Lucas Henrique
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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