• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Questão concurso - Corrente de base e de coletor transistor

Questão concurso - Corrente de base e de coletor transistor

Mensagempor Sobreira » Qua Dez 10, 2014 15:45

Olá,
Sei que o fórum é de matemática, mas como sei que habitam aqui muitos engenheiros eletricistas, gostaria de saber se há alguém que possa me ajudar na seguinte questão abaixo:
Já tentei e não consegui resolver de forma alguma. Eu fiz algumas manipulações neste exercício.
Por exemplo, a junção BC eu sei que é 0,5 volts com outra polarização (direta) então VCE é 0,2 volts.
Eu calculei a corrente em cima do resistor de 2 KOhms (0,35 mA), mas partir daí não consegui resolver mais.
Note que a resposta indica uma relação de beta igual a 6,6666666667 (Ic/Ib - 1/0,15) e não 200 como mostrado.
Anexos
Exercu00EDcio.jpg
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Questão concurso - Corrente de base e de coletor transis

Mensagempor young_jedi » Qua Dez 10, 2014 22:05

Amigo Sobreira

neste caso o transistor esta em saturação portanto relação a linear entre a corrente de base e a de coletor não acontece
para resolve-lo note que a tensão Vce sere

V_{ce}=V_{bc}-V_{be}=0,7-0,5=0,2

no ponto de junção dos tres resistore de 2k , 6,8k e 12,6k vamos dizer que existe uma tensão V
portanto a queda de tensão no resistor e 2k sera

100-V

no resistor de 12,6 k sera

V-0,7

e no de 6,8k sera

V-0,2

agora a soma das correntes que passam pelos resistores de 12,6k e 6,8k serão iguais a corrente que passa pelo resistor de 2k portanto

\frac{10-V}{2k}=\frac{V-0,7}{12,6k}+\frac{V-0,2}{6,8k}

resolvendo a equação para encontrar V conseguimos depois determinar todas as corretas, comente se tiver duvidas
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Questão concurso - Corrente de base e de coletor transis

Mensagempor Sobreira » Qua Dez 10, 2014 23:27

Primeiramente young_jedi, gostaria de dizer que você é o cara. Muito obrigado mesmo. Sempre me ajudando.
Segundo, tenho um conflito, eu tentei resolver realizando a primeira malha e aplicando divisor de tensão. Meu ponto é o seguinte, porque, de forma técnica, eu não podia aplicar análise de malhas para determinar a corrente ??? Pois nos livros quando há a demonstração de como encontrar a corrente de base ou emissor os autores resolvem as malhas base - emissor e coletor - emissor (primeira figura abaixo) e agora tentando usar não funcionava ??
A segunda figura foi como eu tentei fazer.

resolução errada.jpg

resolução3.jpg
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
Sobreira
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: formado

Re: Questão concurso - Corrente de base e de coletor transis

Mensagempor young_jedi » Qui Dez 11, 2014 00:01

voce só pode fazer o divisor de tensão quando existem apenas dois resistores em serie, neste caso no mesmo nó de ligação do resistor de 6,8k e 2k existe um de 12,6k parte da corrente que passa pelo resistor de 2k vai para ele e não para o resistor de 6,8k logo a corrente que passa pelo resistor de 2k não é a mesma que passa pelo resistor de 6,8k portanto não é possivel aplicar o divisor de tensão, neste caso é necessário fazer um equacionamento de todas as malhas para ter a correta relação entre eles
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado


Voltar para Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?