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Dúvida-professor engenheiro vs aluno do ensino médio.

Dúvida-professor engenheiro vs aluno do ensino médio.

Mensagempor zenildo » Sáb Ago 16, 2014 09:01

1°) NA COMPRA DE DUAS CANETAS E UM CADERNO , EVERTON, GASTOU 13 REAIS. LUCAS COMPROU 4 CANETAS E TRÊS CADERNOS, GASTANDO 32 REAIS. DETERMINE O VALOR DE UMA CANETA UM CADERNO.

2X+Y=13 4x+3y=32?4(13-y)=32?52-4y=32?-4y=32-52?
4X+3y=32 -4y=-20(-1)?4y=20 ?y= 20/4 ?y=5
2x+y=13?2x=13-y?2x=13-5? 2x/2=8/2 ?x=4

Lucas
4x+3y=32 ?4x+3(5)=32 ?4x=32-15?4x=17? 4x/4=17/4 ?x=4,25
4( 4,25)+3y=32?17+3y=32?3y=32-17?3y=15?3y/3= 15/3 ?y=5

Everton
2x+y=13?2(4)+y=13?8+y= 13?y=13-8?y=5
2x+y=13?2x+(5)=13?2x=13-5?2x=8? 2x/2=8/2 ?x=4

Nesta questão, o professor Engenheiro Mecanico do meu colégio,disse que eu resolvir errado, porém acho que está certo. E vocês, o que acham?
zenildo
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Re: Dúvida-professor engenheiro vs aluno do ensino médio.

Mensagempor Aramis » Sáb Ago 16, 2014 15:44

Olá, meu resultado foi diferente do seu, mostrarei os cálculos que eu fiz.
Sendo:
x: Caneta
y: Caderno

I) 2x + y = 13 --> Everton
II) 4x + 3y = 32 --> Lucas

2x+y=13 (multipliquei por -3)
4x+3y=32

-6x-3y=-39
4x+3y=32
________+

Somando as equações:

-2x = -7 (multipliquei por -1) ---> 2x = 7
Logo, x = 3,5 e y = 6.

Corrijam-me se necessário, por favor.
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Re: Dúvida-professor engenheiro vs aluno do ensino médio.

Mensagempor DanielFerreira » Dom Ago 17, 2014 14:12

Zenildo,
zenildo escreveu:2X+Y=13 4x+3y=32?4(13-y)=32?52-4y=32?-4y=32-52?
4X+3y=32 -4y=-20(-1)?4y=20 ?y= 20/4 ?y=5


A parte destacada em vermelha contém um erro: deveria ter substituído "x" por \frac{13 - y}{2};

Aramis, sua resolução está correta!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?