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Situação e Equação Relacionada

Situação e Equação Relacionada

Mensagempor ShadowOnLine » Sáb Jul 19, 2014 14:39

Bons dias, amigos. O que quero apresentar aqui não é necessariamente uma dificuldade, mas expor uma dúvida geral sobre "pensar" um problema matemático.

Seja a situação a seguir

A mãe de Ritinha preparou uma certa quantidade de empadinhas. Ritinha convivou os amigos para o lanche. Eles comeram metade da empadinhas. Depois comeram um quarto das empadinhas. Finalmente, comeram um sexto das empadinhas, e ainda sobraram 3 empadinhas. Gostaríamos de saber quantas empadinhas a mãe de Ritinha preparou.


\frac{1}{2}x + \frac{1}{4}x + \frac{1}{6}x + 3 = x


Eu gostaria de fazer as seguintes perguntas aos amigos aqui do fórum:

1. Esta equação está correta?
2. Quando eu escrevo esta (ou outra) equação baseada em uma situação, tal equação pode ser chamada de "formalismo matemático"?
3. Esta é a única equação possível (no sentido de ser a mais clara) ou há alguma outra possibilidade mais plausível?

Fico antecipadamente muito agradecido, e envio a minha solução do problema.


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Re: Situação e Equação Relacionada

Mensagempor Russman » Sáb Jul 19, 2014 15:33

Parece estar correto. Somando tudo que foi consumido com o que sobrou e não considerando perdas é possível reproduzir a quantidade original. Certamente, esta é uma forma de reproduzir um problema aritmético como este. A Matemática, além de positivista( álgebra: você supõe que conhece a solução "x" antes mesmo de descobri-la), é multiforme! Há diversas maneiras de solver um problema. O pragmatismo caracterizado à ela é, indubitavelmente, a fonte do seu sucesso. Há uma concordância universal e é isso que a faz evoluir e se autossustentar. Daí a recorrência do termo "formalismo" usado por praticamente todos os autores do gênero. Usualmente, emprega-se este termo quando há definições, teorema e resultados. O "arroz-e-feijão" da Matemática. "Somando tudo que foi consumido com o que sobrou e não considerando perdas é possível reproduzir a quantidade original.": este é o formalismo empregado. É esta a concordância universal.
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Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)