• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Situação e Equação Relacionada

Situação e Equação Relacionada

Mensagempor ShadowOnLine » Sáb Jul 19, 2014 14:39

Bons dias, amigos. O que quero apresentar aqui não é necessariamente uma dificuldade, mas expor uma dúvida geral sobre "pensar" um problema matemático.

Seja a situação a seguir

A mãe de Ritinha preparou uma certa quantidade de empadinhas. Ritinha convivou os amigos para o lanche. Eles comeram metade da empadinhas. Depois comeram um quarto das empadinhas. Finalmente, comeram um sexto das empadinhas, e ainda sobraram 3 empadinhas. Gostaríamos de saber quantas empadinhas a mãe de Ritinha preparou.


\frac{1}{2}x + \frac{1}{4}x + \frac{1}{6}x + 3 = x


Eu gostaria de fazer as seguintes perguntas aos amigos aqui do fórum:

1. Esta equação está correta?
2. Quando eu escrevo esta (ou outra) equação baseada em uma situação, tal equação pode ser chamada de "formalismo matemático"?
3. Esta é a única equação possível (no sentido de ser a mais clara) ou há alguma outra possibilidade mais plausível?

Fico antecipadamente muito agradecido, e envio a minha solução do problema.


Imagem
ShadowOnLine
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 23:54
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Letras com Inglês
Andamento: formado

Re: Situação e Equação Relacionada

Mensagempor Russman » Sáb Jul 19, 2014 15:33

Parece estar correto. Somando tudo que foi consumido com o que sobrou e não considerando perdas é possível reproduzir a quantidade original. Certamente, esta é uma forma de reproduzir um problema aritmético como este. A Matemática, além de positivista( álgebra: você supõe que conhece a solução "x" antes mesmo de descobri-la), é multiforme! Há diversas maneiras de solver um problema. O pragmatismo caracterizado à ela é, indubitavelmente, a fonte do seu sucesso. Há uma concordância universal e é isso que a faz evoluir e se autossustentar. Daí a recorrência do termo "formalismo" usado por praticamente todos os autores do gênero. Usualmente, emprega-se este termo quando há definições, teorema e resultados. O "arroz-e-feijão" da Matemática. "Somando tudo que foi consumido com o que sobrou e não considerando perdas é possível reproduzir a quantidade original.": este é o formalismo empregado. É esta a concordância universal.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

 



Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.