• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Simplificação de equação

Simplificação de equação

Mensagempor Laio » Sáb Fev 15, 2014 20:12

Exercício do vestibular da FEI. O tema é propriedades de progressões aritméticas, mas estou me perdendo é na simplificação da equação. O exercício é este:

Se a+b, a²-b²,b²-a² são termos de uma progressão aritmética, nesta ordem, e a+b é diferente de 0, então:
a)3a-3b=1
b)a-b=0
c)2a-b=1
d)a-3b=0
e)3a-b=1

Pelo que entendo, eu tenho de igualar os termos nos extremos da progressão aritmética a 2 vezes o termo mediano, ficando:
a+b+ (b²-a²)=2(a²-b²) . é isso?

Tentei de tudo mas não consigo simplificar a equação até algum dos termos nas alternativas. Alguém aí com paciência para mostrar como se chega a um deles?
Laio
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Fev 15, 2014 19:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Eletrônica
Andamento: formado

Re: Simplificação de equação

Mensagempor young_jedi » Dom Fev 16, 2014 19:24

é isso mesmo amigo
partindo da equação que voce encontrou e utilizando produtos notaveis vamos realizar a simplificação

a+b+ (b^2-a^2)=2(a^2-b^2)

a+b=2(a^2-b^2)-(b^2-a^2)

a+b=3(a^2-b^2)

a+b=3(a-b)(a+b)

simplificando a+b

1=3(a-b)

3a-3b=1

alternativa a)
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Simplificação de equação

Mensagempor Laio » Ter Fev 25, 2014 22:00

Agora sim! Obrigado pela força, Padawan! Eu havia me embananado com um reles sinal de menos me complicando a vida.
Laio
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Fev 15, 2014 19:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Eletrônica
Andamento: formado


Voltar para Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.