por qwepoi678 » Ter Ago 28, 2012 16:46
Ajuda equação de 2º grau
Olá, sou um aluno do 9° ano e recentemente o professor passou em minha prova a seguinte questão:
Papai noel gastou R$ 400,00 na compra de bolas para distribuir no dia de natal. Com um desconto de R$ 4,00 em cada uma, teria comprado 5 bolas a mais. Quantas bolas ele comprou?
Respondi em minha prova que a resposta era 20 bolas, pois 400/20 daria 20 reais cada bola, e 4 reais a menos em cada bola daria 16. 400 /16 é igual a 25, 25 - 5 é igual ao numero de bola que ele comprou.
A resposta dita pelo professor foi 16 pois segundo ele, 400/x - 4 = x + 5, e fazendo esta equação ele chegou aos resultados 16 e -25 dizendo que o resultado era 16.
Estou com dificuldade para entender a resposta dele pois 16bolas + 5 bolas daria 21 e sendo 16 bolas o preço de cada seria 25 reais, 25 - 4 reais daria 21 também, mas 21. 21 não da 400 reais.
Alguém poderia me ajudar a entender por favor?
-
qwepoi678
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Ter Ago 28, 2012 16:37
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Andamento: cursando
por qwepoi678 » Ter Ago 28, 2012 22:47
Mas por que p-4 = q+5?
Diz-se que se o preço fosse 4 reais mais barato daria para comprar mais 5 bolas, porém não diz que a quantidade + 5 é igual ao preço -4.
-
qwepoi678
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Ter Ago 28, 2012 16:37
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qua Ago 29, 2012 09:59
Acredito que errei nas minhas considerações anteriores, sua resposta está correta. Papai noel tem 400 reais disponíveis para comprar as bolas. Com o preço

ele comprou

bolas gastando 400 reais, logo

.
Se cada bola custasse 4 reais a menos, ou seja

, compraria 5 bolas a mais, ou seja

, porém continuaria gastando 400 reais, portanto temos

.
Expandindo temos

, mas a primeira equação diz que

, logo

.
Isolando

e substituindo na primeira segue

. As soluções são

, que é descartada pois a quantidade é maior que zero e inteira, e

.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Ajuda Equação 2º Grau
por andrelpti » Dom Out 10, 2010 18:04
- 4 Respostas
- 2248 Exibições
- Última mensagem por DanielRJ

Seg Out 11, 2010 00:54
Sistemas de Equações
-
- Ajuda na equação do 1 grau
por zekinha » Seg Jun 27, 2011 00:38
- 12 Respostas
- 7555 Exibições
- Última mensagem por Fabio Cabral

Ter Jun 28, 2011 00:43
Álgebra Elementar
-
- Ajuda equação de 2º grau
por MarceloFantini » Ter Ago 28, 2012 19:22
- 0 Respostas
- 905 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Ago 28, 2012 19:22
Equações
-
- ajuda com equaçao de segundo grau
por jmontenegro » Dom Fev 19, 2012 12:04
- 1 Respostas
- 1491 Exibições
- Última mensagem por fraol

Dom Fev 19, 2012 22:58
Funções
-
- Equação do segundo grau, ajuda.
por LuizCarlos » Dom Mai 13, 2012 13:02
- 2 Respostas
- 1876 Exibições
- Última mensagem por LuizCarlos

Dom Mai 13, 2012 17:17
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.