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Ajuda equação de 2º grau

Ajuda equação de 2º grau

Mensagempor qwepoi678 » Ter Ago 28, 2012 16:46

Ajuda equação de 2º grau

Olá, sou um aluno do 9° ano e recentemente o professor passou em minha prova a seguinte questão:
Papai noel gastou R$ 400,00 na compra de bolas para distribuir no dia de natal. Com um desconto de R$ 4,00 em cada uma, teria comprado 5 bolas a mais. Quantas bolas ele comprou?

Respondi em minha prova que a resposta era 20 bolas, pois 400/20 daria 20 reais cada bola, e 4 reais a menos em cada bola daria 16. 400 /16 é igual a 25, 25 - 5 é igual ao numero de bola que ele comprou.

A resposta dita pelo professor foi 16 pois segundo ele, 400/x - 4 = x + 5, e fazendo esta equação ele chegou aos resultados 16 e -25 dizendo que o resultado era 16.

Estou com dificuldade para entender a resposta dele pois 16bolas + 5 bolas daria 21 e sendo 16 bolas o preço de cada seria 25 reais, 25 - 4 reais daria 21 também, mas 21. 21 não da 400 reais.

Alguém poderia me ajudar a entender por favor?
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Re: Ajuda equação de 2º grau

Mensagempor qwepoi678 » Ter Ago 28, 2012 22:47

Mas por que p-4 = q+5?
Diz-se que se o preço fosse 4 reais mais barato daria para comprar mais 5 bolas, porém não diz que a quantidade + 5 é igual ao preço -4.
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Re: Ajuda equação de 2º grau

Mensagempor MarceloFantini » Qua Ago 29, 2012 09:59

Acredito que errei nas minhas considerações anteriores, sua resposta está correta. Papai noel tem 400 reais disponíveis para comprar as bolas. Com o preço P ele comprou Q bolas gastando 400 reais, logo P \cdot Q = 400.

Se cada bola custasse 4 reais a menos, ou seja P-4, compraria 5 bolas a mais, ou seja Q+5, porém continuaria gastando 400 reais, portanto temos (P-4)(Q+5) = 400.

Expandindo temos (P-4)(Q+5) = PQ +5P -4Q -20 = 400, mas a primeira equação diz que PQ = 400, logo 5P -4Q = 20.

Isolando P e substituindo na primeira segue Q^2 +5Q -500 =0. As soluções são Q=-25, que é descartada pois a quantidade é maior que zero e inteira, e Q=20.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?