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Equação raiz e polinomio

Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Sáb Mai 23, 2015 09:44

Para a={3}^{-1}.{81}^{2} e para b={2}^{4}.{6}^{3}.{9}^{2}  resolva \sqrt[7]{a.b}
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor nakagumahissao » Dom Mai 24, 2015 01:54

Rosi7, pelas regras deste fórum você deveria ter detalhado o que já tentou fazer. Desta vez vou responder a questão mas por favor na próxima vez, tente nos dizer o que já foi feito por você para sanarmos sua dúvida e para que não fiquemos aqui apenas resolvendo os seus problemas de modo que você fique sem sem o principal, aprender.


Resolução:

Substituindo-se a e b debaixo da raiz usando os valores dados, teremos:

[1] \sqrt[7]{ab} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {81}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {6}^{3} \cdot {9}^{2}} =

Decompondo-se 81, 6 e 9 tem-se que:

81 = {3}^{4}
{6}^{3} = {3}^{3} \cdot {2}^{3}
9 = {3}^{2}

Continuando a resolver [1] e utilizando as várias propriedades da radiciação, temos:

= \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {({3}^{4})}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {({3}^{2})}^{2}} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {3}^{8} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {3}^{4}} =

= \sqrt[7]{{3}^{14} \cdot {2}^{7}} = \sqrt[7]{{3}^{14}}  \cdot \sqrt[7]{{2}^{7}} = {3}^{2} \cdot 2 = 9 \times 2 = 18
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:02

Grata e desculpa, esqueci de dizer, mas da próxima vez digo. Esta questão, não é do meu curso, é de um livro de matemática, aí fui fazer, e deu um numero enorme dentro da raiz, pois eu resolvia as potencias, multiplicava e depois ia tirar da raiz.
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:33

Os: Achei interessante o poeta, educador Taylor Maly.
Agora a frase: "Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos em sala de aula em silêncio absoluto."
Ele deve ser muito bom mesmo. Desculpa, debater o poema com você, mas isso me pareceu um pouco Freiriano.
Embora concorde que:
[...] Eu faço os alunos imaginarem.
Questionarem.
Criticarem.
Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos realizados para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento, deve segui-lo. [...]

Isso é Vygotsky etc .. e eu amo!
Acho que vou pesquisar sobre Maly.. e continuem colocando as frases, são maravilhosas!

Abraço!
Rosi7
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.