Eu sempre realizei minhas contas de frações de maneira simples, ortodoxa como aprendi na escola usando mmc, divide e multiplica. Porém, eu navegando nos vídeos do youtube me deparei com um professor ensinando a calcular frações sem usar mmc e isso é novo pra mim, nunca vi ninguém usar dessa maneira, mas todas as vezes que tentei deu certo. Porém eu perco tempo, sempre verifico depois da maneira que sempre fiz antes. Porisso eu quero saber se essa regrinha é válida em todos os casos. Basicamente você multiplica os denominadores , deixa o resultado no denominador, multiplica as frações em cruz respeitado os sinais e o resultado vai para o numerador
Não há nada de errado em ambos métodos. Na verdade são a mesma operação.
De fato, dadas duas frações e com b e de nulos a sua soma é
Esta é a forma algébrica de soma de frações. Assim que o professor ensina no vídeo.
O processo de mmc otimiza o processo de soma.
Veja que uma vez tomando a base da soma como o mmc entre as duas bases não é necessário simplificar o resultado, coisa que, por vezes, ocorre no processo dito acima.
Por exemplo: algebricamente, a soma
é
Agora, a fração pode ser simplificada para
.
Agora, se você calcular o mmc entre as bases, isto é, , chega ao resultado tendo que trabalhar com números menores.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Tópico Popular
Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.