-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480068 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 538307 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 502121 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 723938 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2158443 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por israel jonatas » Ter Nov 12, 2013 22:46
O comandande de uma destacamento militar ordenou que seus subordinados se organizassem em filas. A primeira fila era composta por 14 soldados, a segunda por 18 soldados, a terceira por 22 soldados , e assim, sucessivamente. Sabe-se que o número de soldados deste destacamento é igual 1550. Dessa forma, é correto que serão formadas:
A) 18 filas
B) 20 filas
C) 23 filas
D) 25 filas
E) 30 filas
-
israel jonatas
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qui Mar 14, 2013 13:04
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Augusto Evaristo » Dom Nov 17, 2013 19:58
Matemática não é uma arte
É a linguagem universal
Arte é conhece-la!
-
Augusto Evaristo
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sex Out 15, 2010 18:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por israel jonatas » Seg Nov 18, 2013 22:44
bom, R=4 usando a formula an= a1+(n-1)r ai fiquei por aqui pós tenho dúvidas no valor do N.
An= 1550 1550= 4+(n-1)4
A1= 4 1550=-4+4+4n
N=? 1550=4n
n=1550 N= 387,5
-
israel jonatas
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qui Mar 14, 2013 13:04
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Augusto Evaristo » Qua Nov 20, 2013 01:15
Muito bem. Você pensou na questão, e assim se aprende matemática. Pensando! Mas vamos pensar um pouco mais.
O n-esimo elemento (an) não pode ser 1550, pois este valor corresponde a quantidade de soldados. O primeiro elemento (a1) seria igual a 14, o número de soldados da primeira fila. Suas incógnitas são o numero de filas, n, e o n-esimo elemento, an.
an=a1+(n-1).r => an=14+(n-1).4
=> an=10-4.n
Sn=n. (a1+an)/2 => 1550=n. (14+an)/2
Substituindo an da 1a equação na 2a equação, temos:
1550=n. (14+10+4.n)/2, que dá em uma equação do segundo grau, n^2+6.n-775=0, cuja solução positiva é 25.
Logo, o total de filas a serem formadas são 25. Caso fosse pedido o e-nesimo elemento, era só substituir o valor de n em qualquer das duas primeiras equações.
Bons estudos!
Matemática não é uma arte
É a linguagem universal
Arte é conhece-la!
-
Augusto Evaristo
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sex Out 15, 2010 18:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por israel jonatas » Sex Nov 22, 2013 20:30
Augusto Evaristo escreveu:Muito bem. Você pensou na questão, e assim se aprende matemática. Pensando! Mas vamos pensar um pouco mais.
O n-esimo elemento (an) não pode ser 1550, pois este valor corresponde a quantidade de soldados. O primeiro elemento (a1) seria igual a 14, o número de soldados da primeira fila. Suas incógnitas são o numero de filas, n, e o n-esimo elemento, an.
an=a1+(n-1).r => an=14+(n-1).4
=> an=10-4.n
Sn=n. (a1+an)/2 => 1550=n. (14+an)/2
Substituindo an da 1a equação na 2a equação, temos:
1550=n. (14+10+4.n)/2, que dá em uma equação do segundo grau, n^2+6.n-775=0, cuja solução positiva é 25.
Logo, o total de filas a serem formadas são 25. Caso fosse pedido o e-nesimo elemento, era só substituir o valor de n em qualquer das duas primeiras equações.
Bons estudos!
Perfeito fico muito grato. Muito obrigado mesmo, isso nos motiva ainda mais a busca por aprimoramento. Só uma dúvida é formula de PA é dividida por 2 certo, mas não seria 12 em vez de 6?
-
israel jonatas
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qui Mar 14, 2013 13:04
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Augusto Evaristo » Sáb Nov 23, 2013 18:54
Olá!
A fórmula da soma dos n termos é:
Verifique que no desenvolvimento da expressão houve a simplificação de 24/2, que resulta em 12, mas há uma segunda simplificação 12/2 que o reduz para 6. Verifique ainda que ocorreram simplificações em todos os elementos da expressão.
Bons estudos!
Matemática não é uma arte
É a linguagem universal
Arte é conhece-la!
-
Augusto Evaristo
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sex Out 15, 2010 18:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por israel jonatas » Sáb Nov 23, 2013 23:19
Augusto Evaristo escreveu:Olá!
A fórmula da soma dos n termos é:
Verifique que no desenvolvimento da expressão houve a simplificação de 24/2, que resulta em 12, mas há uma segunda simplificação 12/2 que o reduz para 6. Verifique ainda que ocorreram simplificações em todos os elementos da expressão.
Bons estudos!
Entendi, valeu mesmo.
-
israel jonatas
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qui Mar 14, 2013 13:04
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
Voltar para Lógica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- tenho dúvidas
por nayane » Sex Set 10, 2010 10:58
- 3 Respostas
- 2260 Exibições
- Última mensagem por Douglasm
Sáb Set 11, 2010 21:05
Geometria Plana
-
- também tenho dúvidas
por nayane » Sex Set 10, 2010 11:04
- 4 Respostas
- 2256 Exibições
- Última mensagem por nayane
Sáb Set 11, 2010 21:42
Trigonometria
-
- Resolver um problema que tenho duvidas
por amanda s » Dom Nov 17, 2013 16:39
- 2 Respostas
- 1599 Exibições
- Última mensagem por amanda s
Dom Nov 17, 2013 20:39
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Tenho duvidas de como resolver este exercício!!!!
por Sarah_bernadeth » Sex Mar 28, 2008 18:47
- 1 Respostas
- 1881 Exibições
- Última mensagem por admin
Sex Mar 28, 2008 20:02
Álgebra Elementar
-
- Tenho dúvidas de como resolver este exercício de conjuntos
por Thiago Sousa » Ter Mai 06, 2008 17:11
- 2 Respostas
- 4250 Exibições
- Última mensagem por Thiago Sousa
Ter Mai 06, 2008 19:25
Conjuntos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.