• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Problema usando a lógica

Problema usando a lógica

Mensagempor virginia » Sáb Abr 27, 2013 11:52

Não consegui resolver:
Um grupo de abelhas, cujo número era igual a raiz quadrada da metade de todo enxame, posou sobre uma rosa, tendo deixado para trás 8/9 do enxame; apenas uma abelha voava ao redor de um jasmim, atraída pelo zumbido de uma de suas amigas que caíra imprudentemente na armadilha da florzinha de doce fragrância. Quantas abelhas formavam o enxame?

Tentei montar assim\sqrt[2]{\frac{X}{2}} SENDO QUE NÃO CHEGUEI A CONCLUSÃO NENHUMA.
Verifiquei que ele fala que ficou 8/9 do enxame logo restou 1/9 do enxame que equivale a uma abelha, seria isso?
Bom se 1/9 equivale a uma abelha que igual a 9 bom parei aqui se alguém puder me ajudar.

Att,

Virginia
virginia
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Jul 12, 2012 15:15
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Administração
Andamento: formado

Re: Problema usando a lógica

Mensagempor Jhennyfer » Sáb Abr 27, 2013 17:22

Oi virginia, tudo bem?

Bom, não sei muita coisa, posso estar errada, maaas...
vou tentar ajudar!

Bom, na sua resolução você colocou como grupo inteiro x e metade do grupo x/2. Certo?!
Penso assim, podemos dobrar pra facilitar...
assim podemos ter, 2x como grupo inteiro e x como metade. Concorda?

Se eu entendi bem, no enunciado diz que:
de um grupo abelhas é igual a raiz quadrada da metade de 2x... então:

\sqrt[2]{x}

E que, esse grupo, deixou 8/9 abelhas para trás, e mais outra abelha que ficou em volta de um jasmim. Certo?
Então temos:

\sqrt[2]{x}- \frac{8}{9}-1

separamos o x...

\sqrt[2]{x}= \frac{8}{9}+1

\sqrt[2]{x}= 8

x=8^2

x=64

Bom, o grupo é 2x.
Substituindo...

x=64
2.x
2.64

128 Abelhas

Posso estar errada, mas foi a melhor maneira que achei para resolver. Um abraço!
Jhennyfer
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 15:19
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Lógica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?