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[Indução] Para todo n maior igual que 2

[Indução] Para todo n maior igual que 2

Mensagempor +danile10 » Dom Fev 17, 2013 13:07

Seja x um inteiro positivo.Demonstre que:

(1+x)^n > 1 + nx, para todo n \geq 2


Não estava conseguindo resolver este exercício, então fui olhar nas respostas do meu material:

Comecemos com verificar a condição PIF 1

P (2) = "(1+x)² > 1 + 2x"
P (2) = "1 + 2x + x² > 1 + 2x"
como x > 0, P(2) é verdadeira.

Logo, P(2) é verdadeira. Para verificar a condição PIF 2, devemos tomar um número natural positivo qualquer k \epsilon N e mostrar que vale a implicação
p (k) -> p(k+1). Em outras palavras, devemos supor que P(k) é verdadeira (hipótese indutiva) e mostrar que P(k+1) é verdadeira. Logo, a nossa hipótese indutiva é:

(1+x)^k > 1 + kx

Até aqui tudo bem, depois não entendi direito como proceder:

Usando a hipótese de indução, queremos demonstrar P(k+1), reescrevendo P(k+1) e usando a hipótese indutiva temos:

(1+x)^k+1 = (1+x)[(1+x)^k]
\geq (1+x)(1+ kx)
\geq 1 + kx + x + kx²
\geq 1 + (k + 1) x


Algúem poderia me ajudar a entender essa parte?
+danile10
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Re: [Indução] Para todo n maior igual que 2

Mensagempor DanielFerreira » Dom Fev 17, 2013 13:54

Hipótese de indução: \boxed{(1 + x)^k > 1 + kx}

Quando P(k + 1), então:

\\ (1 + x)^{(k + 1)} > 1 + (k + 1)x \\\\ (1 + x)^k \cdot (1 + x)^1 > 1 + kx + x \\\\ (1 + x) \cdot \boxed{(1 + x)^k > 1 + kx} + 1

Podemos notar que (1 + x) > 1. Cqd!
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Re: [Indução] Para todo n maior igual que 2

Mensagempor e8group » Dom Fev 17, 2013 14:40

Respodendo a sua dúvida ,devemos chegar em (1+x)^{k+1} >  1 + (k+1)x para mostra que o resultado também é verdadeiro p/k+1 . OK ?

Sabemos que (1+x)^{k+1} = (1+x)(1+x)^k . OK ?

Além disso ,como estamos supondo que P(k) é verdadeiro , isto é , (1+x)^k > 1 + kx ;multiplicando-se ambos membros da desigualdade por (1+x) ,(note que x é natural ,portanto (1+x) é sempre positivo ,então o 'sinal' da desigualdade se conserva )

segue que :


\hspace{10}        (1+x)\cdot (1+x)^n > (1+x)(1 + kx) .


Lembrando que (1+x)^{k+1} = (1+x)(1+x)^k


Teremos então :


\hspace{10}        (1+x)^{k+1} > (1+x)(1 + kx)


Aplicando a propriedade distributiva em (1+x)(1 + kx) ,


(1+x)(1 + kx)   =  1(1+kx) + x(1+kx) =  1 + kx + x + kx^2

Claramente 1 + kx + x + kx^2 > 1 + kx + x OK ? (note que kx^2 é positivo )

Sendo assim ,

\hspace{10}        (1+x)^{k+1} > (1+x)(1 + kx) 1 + kx + x + kx^2 > 1 + kx + x

Conclusão :

(1+x)^{k+1} >  1  + (1+k)x .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?