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por Debby » Dom Mai 27, 2012 12:17
Olá,
Estou com um pequeno problema, a professora solicitou que entregássemos uma lista de exercício para somar pontos na nota. Até aí nenhum problema, porém, ela disponibilizou um gabarito para conferirmos, pois o mais importante é que conste a resolução, no entanto tenho quase certeza de que um dos exercícios está com gabarito incorreto. Um detalhe, é que o gabarito disponibilizado foi feito por um aluno. E antes que perguntem, já mandei uma e-mail para professora, mas tenho receio de ela não responder.
O enunciado é o seguinte:
4. a) Ache a transformação linear
tal que
,
e
.
b) Encontre
de
tal que
.
Quanto ao item
a) não há problemas, a transformação linear é:
.
O problema está no item
b) cujo resultado no gabarito está como
.
O porque de estar errado, segundo os meus conhecimentos:
- Se é de então o resultado deveria ser em , ou seja, no formato .
- Quem fez de maneira a chegar no resultado substituiu da seguinte maneira: , ou seja, não aplicou a fórmula corretamente, mesmo porque não teria como, já que não há o para substituir, modificou a fórmula da transformação para .
- Sem contar que é uma transformação de para , mas a fórmula é de para .
- O correto seria cair em um sistema já que o que se pede é o em : e .
O resultado que obtive a partir do sistema foi:
. A minha conclusão é que mesmo se este estiver errado, o resultado
tampouco pode estar.
Por favor, me esclareçam, esqueci de algum detalhe? Fiz alguma besteira? Ou o gabarito está errado mesmo?
Grata!
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Debby
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por nietzsche » Dom Mai 27, 2012 13:35
Debby,
Creio que o gabarito contém erros. Não se pode escrever: T(v) = (3, 2) = (8, 1), pois o par ordenado (3,2) não é igual ao par ordenado (8,1).
Quando você diz: "O correto seria cair em um sistema já que o que se pede é o T(v) em R^3: T(v) = T(x, y, z)" há um pequeno erro, pois
T: R³ ? R², ou seja T aplicada num vetor v pertecente ao R³(domínio), vai parar num vetor T(v) pertencente ao R² (contradomínio). Ou seja, v tem três coordenadas v = (x, y, z), onde, x, y, e z pertencem a R (números reais), e T(v) tem duas.
Outra coisa "O resultado que obtive a partir do sistema foi: T(v) = T(x, y, z) = (1, 1, -1)", você cometeu o erro de dizer que T(x, y, z) pertece ao R³, pois quando afirma que T(x, y, z) = (1, 1, -1), afirma que T aplicada no vetor (x, y, z) é igual a (1, 1, -1) que por sua vez é um elemento do R³. Mas T(v) pertece ao R², tem duas componentes.
Você poderia chegar no resultado da outra parte que citou. Supondo que a fórmula pra tranformação T esteja correta, você fez:
T(x, y, z) = (2x +y, y - z) = (3, 2), obtendo as equações:
1) 2x + y = 3 e
2) y - z = 2.
Daqui, você pode escolher, por análise , z = 0. Então y será igual a 2, pela equação 2). Substituindo na 1), 2 x + 2 = 3, então, x = 1/2.
Portanto a reposta, seria, o vetor v do R³ tal que T(v) = (3,2), é o vetor v = (1/2, 2, 0).
Talvez tenha mais de uma resposta, visto que eu que escolhi o valor do z por análise, pois o sistema ficou com duas equações e três variáveis. Mas uma possível resposta correta seria esse vetor (1/2, 2, 0).
-
nietzsche
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por Debby » Dom Mai 27, 2012 20:27
nietzsche escreveu:Debby,
Creio que o gabarito contém erros. Não se pode escrever: T(v) = (3, 2) = (8, 1), pois o par ordenado (3,2) não é igual ao par ordenado (8,1).
Quando você diz: "O correto seria cair em um sistema já que o que se pede é o T(v) em R^3: T(v) = T(x, y, z)" há um pequeno erro, pois
T: R³ ? R², ou seja T aplicada num vetor v pertecente ao R³(domínio), vai parar num vetor T(v) pertencente ao R² (contradomínio). Ou seja, v tem três coordenadas v = (x, y, z), onde, x, y, e z pertencem a R (números reais), e T(v) tem duas.
Outra coisa "O resultado que obtive a partir do sistema foi: T(v) = T(x, y, z) = (1, 1, -1)", você cometeu o erro de dizer que T(x, y, z) pertece ao R³, pois quando afirma que T(x, y, z) = (1, 1, -1), afirma que T aplicada no vetor (x, y, z) é igual a (1, 1, -1) que por sua vez é um elemento do R³. Mas T(v) pertece ao R², tem duas componentes.
É, desculpe, expressei mal na tentativa de resumir, mas o intuito era dizer que T(x, y, z) = (2x + y, y -z) = (3, 2), sendo que para a transformação resultar em (3, 2) os valores de x, y e z são respectivamente 1, 1, e -1.
Mas enfim, o mais importante era o fato de o gabarito estar incorreto, principalmente por não retornar x, y e z, ou seja, as coordenadas do vetor v que é de R³.
nietzsche escreveu:Você poderia chegar no resultado da outra parte que citou. Supondo que a fórmula pra tranformação T esteja correta, você fez:
T(x, y, z) = (2x +y, y - z) = (3, 2), obtendo as equações:
1) 2x + y = 3 e
2) y - z = 2.
Daqui, você pode escolher, por análise , z = 0. Então y será igual a 2, pela equação 2). Substituindo na 1), 2 x + 2 = 3, então, x = 1/2.
Portanto a reposta, seria, o vetor v do R³ tal que T(v) = (3,2), é o vetor v = (1/2, 2, 0).
Talvez tenha mais de uma resposta, visto que eu que escolhi o valor do z por análise, pois o sistema ficou com duas equações e três variáveis. Mas uma possível resposta correta seria esse vetor (1/2, 2, 0).
Para resolver o sistema fiz a soma das equações da seguinte maneira:
1) 2x + y + 0z = 3
2) 0x + y - z = 2 (x -1) => 0x - y + z = -2
Fazendo a soma, anula-se o y e sobra 2x + z = 1 e daí em diante prossegui com o método da substituição. Mas acho que antes de colocar todo o procedimento aqui, seria bom saber se o que fiz para resolver o sistema é válido.
Muito obrigada pela ajuda!
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Debby
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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