• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retas e planos

Retas e planos

Mensagempor desperadofull » Seg Jun 05, 2017 21:29

Estou com enormes duvidas em um exercício de matematica, infelizmente perdi muitas matérias e estou necessitando terminar esses para poder estudar para a prova...

Considere a reta s que passa pelo pontos A(3, -6, 3) e B(-1, 10, -5) e a reta r dada por r: x - 1 = 2 - y / 4 = z + 1 / 2 .
Podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. As retas são coincidentes
b. As retas são reversas
c. As retas são paralelas distintas
d. O vetor diretor da reta s é paralelo ao vetor (2, 3, 5).
e. As retas são concorrentes

Dados os planos ?: 8x – 7y + 7z – 7 = 0 e ?: – 40x + 35y – 35z – 35 = 0, podemos afirmar que os planos são:
Escolha uma:
a. Paralelos Coincidentes
b. Ambos paralelos ao plano 8x – 7y + 7z – 7 = 0
c. Perpendiculares
d. Paralelos Distintos
e. Oblíquos

Considere o plano ?: 18x + 5y + 1z + d = 0 onde
d = -27 e a reta r dada por .
Podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. A reta está contida no plano.
b. A reta é oblíqua ao Plano
c. A reta é perpendicular ao plano
d. A reta é paralela ao plano
e. O vetor diretor da reta é paralelo ao vetor (18, 5, 1).

Sejam r e s retas, P um ponto e ? e ? planos. Associe da forma mais adequada:
Opções:
- Retas paralelas
- Planos concorrentes
- Retas concorrentes
- Planos perpendiculares
- Retas reversas
- Retas coincidentes
- Planos paralelos

1- Não existe plano que contenha r e s
2 - r e s possuem dois pontos distintos em comum
3 - r e s contidas em ? e r ? s = Ø
4- ? ? ? = Ø
5- r ? s = {P}
6- ? ? ? = r
desperadofull
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jun 05, 2017 21:21
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemárica
Andamento: cursando

Voltar para Álgebra Linear

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?